Notícias
Campus Xapuri
Campus Xapuri realiza I Simpósio Quebrando Tabus
Com o objetivo promover subsídios educacionais acerca da atividade sexual precoce, o Instituto Federal do Acre (IFAC), por meio do campus Xapuri, realizou o I Simpósio Quebrando Tabus: Juventude e Sexualidade. O evento, que aconteceu nos dias 30 e 31 de maio, reuniu mais de 1,8 mil participantes em dois dias. Além de alunos do IFAC, também integraram as atividades os servidores da instituição, como também de escolas do município e comunidade local.
Para abertura do evento participaram o diretor do campus Xapuri, Joel Bezerra, o diretor de Ensino, Sérgio Luiz, o promotor de Justiça, Fernando Henrique Santos Terra, a coordenadora do projeto, Maria Aparecida Araújo, e a discente do curso Integrado em Biotecnologia, Paula Tomé.
No primeiro dia, os participantes participaram da palestra “A dimensão corpórea do homem”, ministrada pelo diretor do IFAC em Xapuri, Joel Bezerra Lima. Também foi realizada a palestra “Pedofilia e a destruição do ser”, com Alarice Botelho, que representou o Conselho Tutelar do município.

Entre uma palestra e outra os participadores fizeram visitas em salas temáticas, que foram organizadas pelos discentes do curso técnico Integrado em Biotecnologia. As salas abordaram temas sobre a Aids, aborto, partos, métodos contraceptivos, preconceitos e estereótipos.
Sobre o segundo dia de evento, os integrantes das atividades puderam prestigiar novas palestras. Entre os temas abordados estavam “Adolescência e Sexualidade” e “Do processo histórico da emancipação feminina no mundo ocidental”, ministradas pelos docentes Guilherme Cunha, da Universidade Federal do Acre (UFAC), e Armando Pompermaier, respectivamente.
Na mesma data também foi realizada mesa redonda com a temática “Relatos de experiências dos adolescentes relativos ao tema sexualidade e juventude”. A atividade foi mediada pelo docente Paulo Soares.
De acordo com os organizadores do evento, esta primeira edição do Simpósio foi um sucesso e, mais importante, foi a participação dos alunos do curso Integrado em Biotecnologia, na concretização deste momento.
O simpósio contou com a parceria do Ministério Público (MP), Secretaria de Educação Estadual e Municipal (SEE e SEME), A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), Secretaria de Saúde Estadual e Municipal (SESACRE e SEMSA), Pastoral da Criança, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a empresa de preservativos Natex.