Notícias

Ensino

Conceitos preliminares de cursos do IFAC têm melhorias a partir de 2015

publicado: 14/06/2017 14h06, última modificação: 10/12/2025 14h11
Os valores são referentes às notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que vem sendo realizado na instituição desde 2013
logoifac.jpg

- Foto: Manassés de Oliveira Carvalho

O Instituto Federal do Acre (IFAC) tem apresentado resultados positivos, em relação às avaliações dos cursos superiores, desde 2015. Foi a partir deste ano, que os conceitos preliminares dos cursos, obtido junto ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que é um dos indicadores para o cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC), passou a ser 3.

Conforme explica a pró-reitora de Ensino do IFAC, Lucilene Acácio, devido ao fato do IGC ser um conceito cumulativo, repetitivo e resultante de média ponderada, a nota do IFAC continua sendo 2, devido às médias obtidas nos anos de 2013 e 2014. Ela explica que o IGC de uma instituição só começa a ter mudanças a partir do momento em que as novas avaliações do ENADE são realizadas.

“Nestes ​três anos, o IGC obtido pelo IFAC foi 2, devido ao resultado do ENADE dos cursos de Gestão Ambiental, Licenciaturas em Química, Física e Matemática, também terem sido 2. Somente em 2015, ​vamos ter o primeiro curso com conceito preliminar e ENADE com nota 3, que é o curso de Logística”, explica a pró-reitora.

Segundo Lucilene Acácio, o IGC divulgado pelo INEP, ​no início deste mês, considerou somente as notas dos cinco cursos do IFAC participantes do ENADE entre 2013 e 2015. Atualmente, a instituição conta com 14 cursos superiores, sendo que destes 78,5% ainda não realizaram o ENADE e, consequentemente, não fazem parte da nota geral do IGC.

Avaliações

A pró-reitora explica que além do IGC, o Ministério da Educação (MEC) conta com outras avaliações relacionados às instituições de ensino do país. Exemplo disso são os conceitos obtidos pelos cursos superiores durante processo de reconhecimento feito pelo MEC.

“Atualmente, todos os cursos superiores do IFAC são reconhecidos e contam com conceitos 3 e 4, em uma escala que varia de 1 a 5. Além disso, a instituição também é conceito 3, junto ao MEC, em relação à avaliação de recredenciamento”, destacou Lucilene Acácio. 

Ações

De acordo com a pró-reitora, o IFAC tem realizado workshops que tratam sobre a importância das provas e o bom desempenho junto ao ENADE. Segundo ela, as atividades tiveram início no ano passado com os estudantes convocados para a avaliação nacional. Ela ressalta que esta ação é resultado de um trabalho coletivo, desenvolvido por estudantes, docentes, técnicos, coordenadores de cursos, diretores de Ensino e demais gestores da Instituição.

Lucilene Acácio destaca ainda que as capacitações dos docentes, as políticas de atendimento aos estudantes,​ assim como a regulamentação do ensino e o fortalecimento da pesquisa e extensão no IFAC tem contribuído para qualidade na formação dos estudantes.