Notícias

Reitoria

IFAC recebe vice-presidenta da UNE

publicado: 05/06/2017 08h46, última modificação: 02/12/2025 17h06
Visita à Reitoria foi acompanhada de representantes do movimento estudantil do Acre
vice-presidenta-UNE1.jfif

O Instituto Federal do Acre (IFAC) recebeu a visita da vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes, Moara Correia, que esteve com a reitora Rosana Cavalcante dos Santos, no gabinete institucional na segunda-feira (29.05). Na pauta da reunião, ações de incentivo a participação dos alunos do IFAC em eventos dos movimentos estudantis e convite para o 55º Congresso da UNE.

A representante da UNE esteve anteriormente com estudantes do IFAC, momento em que falou sobre a necessidade de organização em defesa da educação pública e também fez o convite para que os acadêmicos participem do CONUNE, evento que este ano será realizado de 14 a 18 de junho, em Belo Horizonte - MG.

“Nós da UNE e da UBES [União Brasileira dos Estudantes Secundaristas] viemos visitar o Instituto Federal, falamos com os alunos e hoje com a reitora sobre essa relação do movimento estudantil com o IFAC, que é uma política pública muito nova. É necessário que os estudantes entendam a importância desta conquista. O Instituto Federal ainda tem muito a crescer, mas tem um desafio em meio a essa conjuntura. Por isso é importante organizar os estudantes. E a organização que propomos é, principalmente, para que os Institutos Federais não sofram tanto com os cortes do orçamento, e continuem garantindo a assistência estudantil, pesquisa, extensão, enfim, uma qualidade de ensino para o aluno”, disse Moara.

Segundo a militante, “Participar do 55º Congresso da UNE é uma experiência importantíssima para todos os estudantes. Por isso, viemos aqui fazer o convite para os estudantes, dizer para a reitora o quanto é importante que o IFAC esteja representado no espaço, onde terá mais de 10 mil estudantes do Brasil inteiro e o Acre não pode ficar de fora”, garante a vice-presidenta da UNE.

O pró-reitor de Extensão, Fabio Storch, também participou da reunião. De acordo com o gestor, “mesmo com a perspectiva de contingenciamento de recursos, o Instituto deve viabilizar cada vez mais políticas de fortalecimento do movimento estudantil. Acho que o ponto forte da reunião é que alinhamos que para o próximo ano que a gente consiga, através de um edital de fomento ou outra iniciativa, construir uma política institucional de incentivo ao movimento estudantil, para que eles possam estar participando dos eventos e se qualificando nessa pauta”, afirmou.

A reitora falou sobre as visitas que fez às unidades do Instituto quando esteve com representantes do movimento estudantil falando aos alunos da importância da criação de suas entidades representativas como grêmio estudantil, centro acadêmico e diretório dos estudantes. A reitora garantiu que continuará apoiando e incentivando o protagonismo dos estudantes no IFAC.

A reunião também teve a participação do diretor de Assistência Estudantil, Edu Gomes da Silva, e de representantes da UNE, Jefrey Caetano, da UBES, Rodrigo Paiva, do Coletivo Kizomba, Marcos Nogueira e do Coletivo Quilombo, Igor Ramon.