Notícias

Extensão

Ifac renova parceria com a Secretaria de Educação para o Viver Ciência

publicado: 14/06/2017 04h10, última modificação: 18/12/2025 16h23
Pró-Reitoria de Extensão planeja atividades em três espaços além das atrações no Palco Cultural e o Planetário Móvel do Ifac
viver-ciencia.png

Mais uma edição da Mostra Acreana de Educação Ciência, Tecnologia e Inovação – a Viver Ciência terá a parceria do Instituto Federal do Acre (Ifac). As equipes da Diretoria de Inovação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e da Pró-Reitoria de Extensão do IFAC se reuniram no início do mês para discutir sobre ações em conjunto na programação do evento. A Mostra será realizada de 19 a 21 de setembro, na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco e a edição do Vale do Juruá será nos dias 24 e 25 de outubro no campus Cruzeiro do Sul do Ifac.

O maior evento científico da educação básica do Acre, a Mostra Viver Ciência tem a proposta de apresentar à população projetos e iniciativas desenvolvidos nas escolas e universidades, além de valorizar e instigar as produções científicas, tecnológicas e culturais das instituições de ensino da Amazônia Sul Ocidental. Para este ano, o evento terá como tema Ciência Unindo Saberes.

“O Viver Ciência já faz parte do calendário acreano como um dos mais importantes eventos nas áreas de educação, ciência e tecnologia. Além das oficinas que esperamos que nossos professores e alunos inscrevam, estamos formulando dinâmicas em três espaços. Também traremos o nosso planetário móvel e atrações para o palco cultural. Nessa premissa, convidamos nossos professores a alunos a inscreverem propostas através do site do Viver Ciência e toda a comunidade a visitar o espaço do Ifac na feira que contará com uma ótima programação”, informou o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch.

Inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para o Viver Ciência! No site do evento é possível se inscrever até o dia 16 de julho. São várias as categorias direcionadas à comunidade acadêmica, entre elas exposições de projetos científicos, palestras, oficinas e minicursos. Os autores podem ainda entrar na competição com concurso de blog e curta-metragem.

O Viver Ciência começou em 2014, durante a semana da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, (SBPC) realizada no Acre. Na época ainda como o projeto-piloto chamado Jovem e Mirim, nos anos seguintes cresceu, tornou-se independente e se consolidou no calendário escolar do estado.