Notícias
Notícias
Inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro encerram dia 9 de junho
Encerram na próxima sexta-feira (09.05) as inscrições para a 14ª Edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Para participar, o estudante deve enviar a proposta de projeto com a ficha de inscrição para a Secretaria de Estado de Educação (SEE).
De acordo com as coordenadoras do PJB no Acre, Vera Lúcia Pires e Cleide Prudêncio da Silva, em 2016 o Estado participou com 25 projetos, sendo dois do Instituto Federal do Acre (IFAC). A proposta selecionada foi a do estudante Renato Freitas de Menezes, que na época cursava o 3º ano do curso técnico Integrado em Informática, no campus Rio Branco.
Os alunos do IFAC foram estimulados a participar do PJB através de um projeto de extensão coordenado pelos professores Cláudia Ferreira de Almeida e João de Lima Cabral, que também envolveu outros servidores, entre docentes e técnicos, das unidades de Rio Branco e Avançado Baixada do Sol.
Oficinas de elaboração de projetos
Para este ano, os alunos receberam orientações de elaboração de projeto realizadas através de oficinas e palestras no campus Rio Branco. As atividades foram coordenadas pela docente Cláudia Ferreira de Almeida, e contaram com o apoio dos professores João de Lima Cabral, Cleyton Assis Loureiro de Souza e Maria Ivanilda Souza da Silva, da técnica administrativa Camila Caroline de Lima Silva e dos alunos voluntários Renato Freitas de Menezes (PJB2016) e Osvaldo Coca Junior.
A oficina foi desenvolvida por meio de projeto de extensão, institucionalizado na Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e com o apoio do Campus Rio Branco. “Nos propusemos a divulgar e orientar os alunos interessados em se inscrever no PJB 2017, através de um trabalho planejado com divulgação nas salas de aula e identificação de interessados para oferecimento de palestras, que envolveram questões de cidadania, oficinas de como elaborar projetos de Lei e requisito para a inscrição no programa”.
A etapa final de divulgação nas salas de aula e identificação dos interessados ocorreu entre os dias 21 e 30 de maio, sendo que cinco alunos do campus Rio Branco e 14 alunos da Escola Glória Peres manifestaram interesse em participar. As oficinas foram realizadas nos dias 30 e 31 de maio, e 3 de junho.
O que é o PJB
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.
Este ano o evento acontecerá entre os dias 25 e 29 de setembro, em Brasília. Ao todo, serão selecionados 78 projetos, cujas propostas devem oferecer mudanças para melhorar a realidade do país. A primeira edição do programa ocorreu em 2004 e desde então houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do ensino médio.