Notícias
Pesquisa
Núcleo de Inovação Tecnológica realiza oficinas e palestras nos campi do Ifac
Inovação, conhecimento e capital intelectual são aspectos que uma gestão moderna não pode desconsiderar. Pensando nisso, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal do Acre (Ifac), vem realizando ações educativas sobre temas como propriedade intelectual, proteção do conhecimento, empreendedorismo e inovação. A proposta é esclarecer estes conceitos em oficinas e reuniões com estudantes e pesquisadores do Ifac.
No campus Avançado Baixada do Sol, primeiro a receber as ações do NIT em 2017, estão sendo realizadas, desde maio, reuniões com professoras do projeto de pesquisa “Resíduos de Tambaqui na formulação de produtos industrializados de pescado amazônico”. O objetivo do Núcleo é disseminar a cultura da Propriedade Intelectual aplicada à proteção dos resultados do projeto de pesquisa. Durante as reuniões, conceitos como Direito Autoral, Marcas, Patentes, Desenho Industrial são esclarecidos.
De acordo com o coordenador do NIT, Pedro Soares, essa ação visa “fornecer subsídios para que os pesquisadores analisem os resultados de seus trabalhos à luz da propriedade intelectual e protejam devidamente os resultados de seus esforços, fomentando assim o progresso da ciência e o avanço tecnológico”.
Além do projeto de pesquisa, o Núcleo também realiza palestras com estudantes onde são abordados temas como Empreendedorismo, Inovação, Cooperativismo e Empresa Junior. Segundo o coordenador, a proposta é “despertar o interesse da comunidade acadêmica para essas ferramentas e alternativas onde a teoria é vivenciada na prática, o que proporciona a consolidação do aprendizado”. Para isso, o NIT quer incentivar a criação de cooperativas e empresas júniores pelos estudantes do Ifac, começando pelos alunos dos cursos técnico em Agroecologia e Aquicultura.

Em março, a equipe do NIT participou do I Encontro de Finanças, realizado pelo campus Tarauacá. Na oportunidade, o coordenador do Núcleo ministrou uma palestra sobre incubadoras, empreendedorismo, startups, cooperativas e empresas júniores e apresentou as iniciativas promovidas pelo Ifac por meio do NIT como a Incubac.
Ações da Incubadora
Ainda no eixo do empreendedorismo, a Incubadora do Ifac (Incubac) que é ligada ao NIT, iniciou, em maio, o processo de pré-incubação de uma empresa formada por cinco ex-alunos do curso Técnico em Agroecologia do campus Sena Madureira. A incubação cria condições para o sucesso do empreendimento
A iniciativa veio com a conclusão do curso, quando os recém-formados identificaram a oportunidade de ingressarem no mercado participando de licitação na área de agroecologia no Estado. Assim nasceu a empresa TECACGRO que oferece serviço de consultoria em agroecologia.

Outra ação da Incubac é a pré-incubação de um projeto de empresa de consultoria na área de Segurança do Trabalho. A ideia de criar a empresa surgiu depois que alunas do curso técnico de Segurança do Trabalho concluíram o plano de negócio e este foi identificado como um negócio viável. O plano de negócios foi elaborado como trabalho final da disciplina de Empreendedorismo e Inovação do curso técnico ofertado no Ifac pelo campus Rio Branco.
As próximas ações da Incubac incluem a graduação de cinco empreendimentos da economia dos setores populares e tradicionais que desde 2015 vêm sendo acompanhados pela incubadora. Conforme explica o coordenador do NIT, “a graduação acontece quando o empreendimento está pronto para se desvincular da Incubadora por já ter incorporado as técnicas e metodologias aprendidas ao longo do processo de incubação”. Segundo Pedro Soares, com a graduação, cria-se a oportunidade para novos empreendimentos serem aceitos para incubação.
Saiba mais sobre a Incubac! Assista ao vídeo: