Notícias

Notícias

Programa Jovens Embaixadores abre inscrições para 2018

publicado: 22/06/2017 05h29, última modificação: 18/12/2025 17h47
Diretoria de Relações Internacionais da Proex orienta alunos do Ifac interessados em participar
Jovens-Embaixadores-2018-800x450.jpg

Estão abertas até o dia 9 de agosto, as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2018. A ação no Instituto Fedeal do Acre (Ifac) está sendo divulgada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), através do diretor de Relações Internacionais (Dirin), Luiz Eduardo Guedes Conceição.

Para participar, é preciso ter entre 15 e 18 anos até 4 de fevereiro de 2018, cursar o Ensino Médio na rede pública, ter excelente desempenho escolar, bom nível de domínio do inglês, nunca ter viajado aos Estados Unidos, ter uma boa relação com sua escola e comunidade.

Além disso, o candidato deve estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, bem como comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – trabalho de voluntariado. “Também serão avaliadas características pessoais dos candidatos, como capacidade de comunicação, liderança e pró-atividade”, diz o diretor.

Acesse aqui o site do programa e saiba mais

Alunos do Ifac interessados em participar do programa devem entrar em contato com a Diretoria de Relações Internacionais, através do e-mail proex.dirin@ifac.edu.br ou pelo telefone (68) 3302-0817.

Os estudantes que se enquadrarem nos critérios especificados devem preencher a ficha de inscrições online, disponível no Facebook do Programa. Após o preenchimento, o candidato receberá uma reposta automática dizendo se atende aos pré-requisitos básicos e se fora aprovado para a segunda etapa.

As fases seguintes do processo de seleção envolvem envio de documentos, prova escrita e oral e, no caso dos semifinalistas, uma visita da Embaixada a sua casa. “A lista com os nomes dos aprovados será divulgada no dia 31 de outubro, segundo o site do programa, e a viagem aos Estados Unidos está programada para janeiro de 2018”.

O programa

Criado em 2002, por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, o Jovens Embaixadores busca valorizar estudantes que sejam exemplos em suas comunidades.

Durante a primeira semana do programa, os selecionados visitam a capital do país, seus principais pontos turísticos e organizações dos setores público e privado e do terceiro setor. Depois, são divididos em grupos menores que viajam para estados diferentes.

Nos Estados Unidos os estudantes selecionados são hospedados por uma família americana, assistem a aulas e participam de atividades ligadas à responsabilidade social e empreendedorismo.