Notícias
Pronatec
Pronatec certifica estudantes indígenas no Parque Nacional Serra do Divisor
Para realizar a entrega dos certificados de conclusão do curso profissionalizante em Artesão de Artigo Indígena, a equipe do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Cruzeiro do Sul teve que enfrentar mais de oito horas de barco pelo rio Môa, saindo do município de Mâncio Lima para chegar à Serra do Divisor, onde fica localizada a aldeia Nukini.
A cerimônia aconteceu no dia 10 de junho, na escola indígena Pedro Antônio de Oliveira. Os alunos aproveitaram a oportunidade é organizaram uma exposição com as peças produzidas durantes as aulas práticas ministradas de dezembro de 2016 a fevereiro deste ano.
O aluno Francisco Evilazio Alves de Oliveira, conta que a experiência no decorrer do curso, não apenas contribuiu para aproveitar melhor os recursos naturais existentes na floresta, mas também colaborou com o fortalecimento da cultura e no resgate de costumes antigos.
As peças produzidas, como mesas e cadeiras, possuem desenhos no formato de onças que caracteriza a história e a espiritualidade da tribo Nukini, conhecida como “Filhos da Onça”.
Segundo o professor indígena, Marcos Costa Oliveira, o curso permitiu trazer para atualidade o simbolismo que permeia a cultura do povo Nukini. Ele, explica ainda que a nova experiência abriu espaço para futuros projetos serem desenvolvidos na comunidade. “A comunidade e Associação Indígenas Nukini estão buscando apoio e parcerias para execução do projeto na produção de artesanato Nukini em maior escala e auxiliar na geração de renda”, concluiu.
A coordenadora do Programa no Vale do Juruá, Maiane do Monte, relata que devido ao difícil acesso às comunidades, as parcerias são fundamentais para realização dos cursos. “Quero parabenizar todos os alunos por mais essa conquista e agradecer aos nossos parceiros pelo apoio, pois sem vocês não estaríamos aqui”.
Além disso, estiveram presente na solenidade o cacique Francisco Paulo de Almeida Cardoso, a orientadora pedagógica, Rainise Pereira Lima, o professor do Pronatec, Marcos Costa Oliveira e a equipe do 61º Batalhão de Infantaria de Selva.
O curso ofertado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), através do Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi demandado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e contou parcerias da Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), Secretaria de Educação (SEE), Núcleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígena (Neab) do Ifac em Cruzeiro do Sul e o 61º Batalhão de Infantaria de Selva Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo.