Notícias
Campus Sena Madureira
Sarau de Artes, Poesia e Música do Ifac movimenta cena cultural de Sena Madureira
Mais uma edição do Sarau de Artes, Poesia e Música do Ifac ocorreu na última quinta-feira (22.06), no auditório da Escola Dom Júlio Mattioli, em Sena Madureira. O evento organizado pelo docente de Música do campus do Ifac, Jânio Carlos Teixeira, contou com apresentações musicais e literárias de estudantes e professores. A ação teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Escola Dom Júlio Mattilioli.
Na programação da noite, houve declamação de poemas escritos pelos próprios estudantes como José Dias do 4º ano do curso técnico integrado em Informática. Ele apresentou os poemas “Ressentimento” e “Amor e Paixão”. A estudante Jucinéia Dias, do 2º ano, declamou a poesia “A Criança” e Vitória Caroline, 3º ano, interpretou “Tempo”, de sua autoria e “Sobre A Vida”, de Bráulio Bessa. O estudante Francisco Welley, do 4º ano, apresentou o poema “E Se”, de Gregório De Matos e o professor Airton Mesquita, de Língua Portuguesa, declamou “Poema Sujo”, de Ferreira Gullar.
A música também se fez presente na noite de sarau e muitos estudantes aproveitaram a oportunidade para mostrarem seus talentos. Como o aluno do 8º período de Licenciatura em Física, Gilvan Queiroz, que interpretou as canções Céu Azul, de Charlie Brow Jr, Pra Ser Sincero, dos Engenheiros do Hawai e Por Que Não Eu, de Herbet Viana, Leoni e Paula Toler. Saula Ferreira, aluna do curso de Zootecnia, cantou Ainda Bem, de Marisa Monte, A Noite, de Tiê e Carinhoso, clássico de Pixinguinha. Também teve espaço para música internacional com a performance em dueto dos estudantes Saula Ferreira e Paulo Henrique que cantaram “I’m Not The Only One”, de Sam Smith.


O professor Rutinely Tamborine fez o acompanhamento das apresentações musicais tocando contrabaixo e o professor Jânio Teixeira tocou violão e teclado. A professora Rafaela Silva ajudou com o registro de imagens.
O professor Jânio Teixeira agradeceu a participação dos estudantes e apoio na organização do evento. “Quero aproveitar a oportunidade para agradecer o apoio da Prefeitura de Sena Madureira através da Secretaria de Cultura, na pessoa do secretário de Cultura Gilberto Lira que contribuiu de forma direta para que esse projeto viesse a acontecer de forma organizada. Agradecer ao apoio dos professores Rutinely e Rafaela e ao Ifac, através da Pró-Reitoria de Extensão, assim como ao campus Sena Madureira”, disse.
Representando a Proex, a diretora de Articulação com a Sociedade, Luana Oliveira de Melo e a coordenadora de Arte e Cultura, Mariete Buriti de Souza prestigiaram o evento.
Sarau em Sena
O sarau reúne estudantes, professores e comunidade em um espaço dedicado às diversas expressões culturais. O projeto de extensão acontece desde 2015 e tem o objetivo de levar as ações do Ifac na área de literatura e música para os espaços púbicos, escolas e instituições de Sena Madureira. A proposta é, também, fomentar o envolvimento dos alunos nas apresentações elaboradas em conjunto com os servidores do Instituto.

Segundo o coordenador do projeto, Jânio Teixeira, no início de cada semestre letivo os estudantes perguntam quando será o sarau para se prepararem. “A gente percebe o envolvimento dos alunos quando marcamos os ensaios, quando fazemos a escolha das músicas adequadas para cada tonalidade de voz. E o sarau sempre é apresentado com uma característica profissional. Alguns alunos têm ali sua primeira experiência de palco, diante de um público, segurando um microfone e apresentando sua poesia, sua música. Eles também ficam muito empolgados quando existe um incentivo de que apresentem poesias de sua autoria, e eles são encorajados para que continuem escrevendo. E isso é algo que enriquece muito a vivência social e cidadã: oportunizar que os estudantes tenham experiências inovadoras”, afirmou Jânio Teixeira.