Notícias

Campus Rio Branco

Alunos de Ciências Biológicas participam de aula de campo sobre Manejo de Animais Silvestres

publicado: 09/05/2017 06h37, última modificação: 25/11/2025 17h12
Aula de campo foi realizada na Fazenda Experimental Catuaba, unidade de pesquisa da UFAC
Aula-prtica-Cincias-Biolgicas-1-800x480.jpg

Alunos do 7º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus Rio Branco participaram de atividade prática na disciplina Conservação e Manejo da Biodiversidade, realizada na Fazenda Experimental Catuaba, unidade de Pesquisa da Universidade Federal do Acre (UFAC), na manhã da quinta-feira (27.04).

A aula prática foi coordenada pela professora da disciplina, Irineide Ferraz Bezerra França, e teve como tema “Manejo de Animais Silvestres”. O objetivo da atividade, segundo a professora, foi que os alunos conhecessem as técnicas de manejo de animais silvestres e verificassem, in loco, a forma de conservação ex situ (fora do lugar de origem) de algumas espécies.

A Fazenda Experimental Catuaba fica localizada no Km 22 da BR 364, sentido Rio Branco - Porto Velho onde é desenvolvido o Projeto Caboclinho da Mata, coordenado pela professora Doutora Vânia Ribeiro. A coordenadora do projeto disse que a Universidade Federal do Acre recebe alunos interessados em conhecer as atividades desenvolvidas na fazenda experimental. “É sempre um prazer recebê-los, não só a turma do IFAC, mas também outras turmas que se interessam por este assunto que é muito palpitante”, disse a coordenadora.

Em nome da turma o aluno Mário Jorge Bonates agradeceu a coordenadora Vânia Ribeiro por receber os alunos e pela oportunidade de conhecer o projeto. “O conhecimento adquirido durante a aula de campo nos proporcionou mais informações sobre o manejo de animais silvestres. Esta atividade contribuiu para a nossa formação como futuros pesquisadores e para os cuidados com a biodiversidade”.

O aluno também mencionou que a aplicação dos conteúdos teóricos com a prática ajudam a desenvolver melhor os conceitos. “Agradeço também a professora Irineide Ferraz por proporcionar essa atividade em campo e a dedicação das professoras, e pela oportunidade de aprendizado”.

Ao final da visita Irineide Ferraz agradeceu a receptividade e a parceria que o IFAC mantém com a UFAC, pois todos os semestres em que ministra a disciplina de Conservação e Manejo da Biodiversidade realiza aula de campo na Fazenda Experimental Catuaba, para que os alunos conheçam o projeto. “Durante a aula os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o projeto que desenvolve o programa de criação e conservação de animais silvestres”, destacou.