Notícias

Campus baixada do sol

Alunos de Edificações participam de aula prática sobre georreferenciamento

publicado: 18/05/2017 02h23, última modificação: 02/12/2025 13h58
Atividade contou com a parceria do INCRA e representante da empresa TopoRio
DSC_0018_1280x853.jpg

Estudantes do Instituto Federal do Acre (IFAC), do 3º período do curso técnico Integrado em Edificações, do campus Avançado Baixada do Sol, participaram de aula prática sobre georreferenciamento. Durante a atividade, que foi coordenada pelo professor Benedito Belon, os alunos puderam conhecer e operar o sistema GNSS RTK T10 TPS, que compreende em um equipamento de mapeamento de áreas com precisão menor que um centímetro.

Para complementar os conhecimentos na área, os estudantes também contaram com a presença do engenheiro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), William de Figueiredo Bittencourt, e do representante da empresa TopoRio Equipamentos, responsável por auxiliar no manuseio do equipamento.

De acordo com o professor Belon, a aula é resultado de uma parceria com o INCRA. Segundo ele, novas atividades serão realizadas em conjunto com o órgão federal. Além disso, o docente destacou a importância dos estudantes conhecerem as novas tecnologias existentes para a área de Edificações e assim se prepararem para o mercado de trabalho. Para Belon, o que seria a demonstração de um equipamento, se transformou em uma aula teórica e prática.    

“A parceria nasceu após uma solicitação do próprio INCRA. Devido ao órgão estar recebendo novos equipamentos de georreferenciamento, eles fizeram a proposta de testar os materiais na área do campus e com isso nossos alunos integrarem este treinamento para aprenderem sobre o tema. Além disso, a aula também atende às novas solicitações do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), definidas pelo Conselho Superior”, destacou o docente.

Engenheiro do INCRA, William Bittencourt participou das atividades junto com os estudantes. De acordo com o profissional, além de apresentar uma nova tecnologia aos alunos, também foi possível apresentar as atividades do órgão federal, a lei que determina o georreferenciamento nas áreas do país e ainda explicar um pouco mais sobre o Programa Terra Legal, que trata da regularização fundiária nas faixas de fronteira na Amazônia Legal.

“Já estamos planejamento desenvolver apostilas, que serão entregues aos estudantes do IFAC, sobre os aspectos técnicos e legais do georreferenciamento, topografia e cartografia. A experiência, em estar junto com os estudantes do IFAC, tem sido muito boa, pois está contribuindo para a formação de futuros profissionais”, ressaltou Bittencourt.

Representante da empresa TopoRio, Artur Basílio explica que o sistema GNSS RTK T10 TPS contribui para que o georreferenciamento das áreas seja realizado de forma precisa. Segundo ele, a partir deste trabalho é possível realizar a medição de uma propriedade, seja rural ou urbana, de forma mais exata. Em relação à atividade realizada com os alunos do IFAC, Basílio destacou a importância dos jovens “conhecerem o que está sendo aplicado mercado de trabalho, como também saberem quais ferramentas estão disponíveis para uso profissional”.