Notícias

Assistência estudantil

Assistência Estudantil inicia ação sobre maternidade e paternidade precoces

publicado: 12/05/2017 07h11, última modificação: 01/12/2025 16h46
Evento contou ainda com a realização de testes rápidos de HIV e Hepatite, de glicemia e pressão arterial
DSAES_plano-de-atividadesum-800x450-800x450.jpg

O Núcleo de Assistência Estudantil (NAES) do campus Tarauacá, em parceria com a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (DSAES) e prefeitura do município, realizou no dia 29 de abril, a primeira ação do projeto de Atividades da Assistência Estudantil, com o tema “Maternidade e Paternidade Precoce”.

O objetivo do evento foi orientar os alunos quanto a maternidade e paternidade na adolescência, através da exposição do documentário “Meninas: gravidez na adolescência”, palestra sobre as modificações do corpo e ciclos, além do atendimento clínico com enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizaram testes rápidos de HIV e Hepatite, teste de glicemia e pressão arterial.

Com a participação de cerca de 200 alunos, a atividade teve roda de conversa com servidoras gestantes e alunos destacando os aspectos psicológicos, emocionais, modificações no corpo feminino, paternidade precoce, mundo do trabalho e desempenho escolar. Os participantes foram convidados a realizarem uma reflexão sobre as consequências decorrentes da vivência da gravidez, maternidade ou paternidade em adolescentes.

O coordenador do NAES, Alceu Souza dos Santos, a técnica em Assunto Educacionais, Leilaine Fonseca Ribeiro, e a pedagoga Maria Socorro Alves de Macedo contribuíram com a realização do evento, que contou com o apoio das coordenadoras dos cursos técnicos do campus Tarauacá, Viviane Maia e Haissa Gunther, e do diretor de Ensino da instituição, Tiago Costa.

Em uma das palestras apresentadas no evento, um profissional médico abordou as alterações físicas e hormonais no corpo feminino durante a adolescência e a influência da gestação durante essa etapa de transformação. A outra atividade teve como responsável a professora de Biologia, Haissa Gunther, gestante de 7 meses, que conversou com os participantes sobre a importância do planejamento familiar e as alterações sentidas durante a própria gestação.

Durante o evento, outros servidores e alunos compartilharam experiências pessoais sobre a temática e, ao final das palestras, a servidora Silvana Camargo presenteou duas alunas gestantes com um buquê de flores naturais.