Notícias
Assistência estudantil
Assistência Estudantil publica edital do Programa de Monitoria Especial
- Foto: Wenderson da Silva de Sousa
A Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (DSAES), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) publicou nesta sexta-feira (19.05) o edital 05/2017 que seleciona estudantes para atuarem no Programa de Monitoria Especial. As inscrições e entrega de documentação deverão ser feitas no período de 29 a 31 de maio no Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) de cada campus.
O edital destina-se a selecionar estudantes do IFAC nas modalidades de Ensino Técnico Integrado ou Subsequente, PROEJA e Superior para atuarem na função de monitor especial junto aos discentes com deficiência ou Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Serão ofertadas dez vagas, distribuídas por campus e áreas.
Entre as atribuições do monitor estão: acompanhar o aluno com deficiência e/ou TGD, auxiliando-o em suas atividades acadêmicas no contra turno das aulas regulares do aluno, dispondo de 12 horas semanais, conforme a necessidade do aluno acompanhado; cumprir horas semanais de trabalho de acordo com o Plano de Monitoria estabelecido e apresentar relato de sua experiência, ao final das atividades programadas.
Os estudantes selecionados para Monitoria Especial receberão, mensalmente, um auxílio financeiro no valor de 350 reais, no período de seis meses. O valor total de recursos a serem investidos no programa é de 21 mil reais.
O Programa de Monitoria é composto de ações de apoio à escolarização de alunos com deficiência, supervisionadas pelo NAPNE. O objetivo do Programa é assegurar mecanismos de acesso, permanência e êxito nos cursos do IFAC ao estudante com deficiências e/ou Transtornos Globais do Desenvolvimento. Por meio de suas ações, o Programa busca, ainda, democratizar as condições de permanência através do acompanhamento diário dos alunos por um monitor.
Inscrições
Para concorrer ao Programa de Monitoria Especial, é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado em cursos presenciais no IFAC, tenha frequência mínima de 75% nas disciplinas cursadas no último período letivo e tenha disponibilidade de 12 horas semanais para atender as atividades de monitoria programadas. Os candidatos à monitoria devem, ainda, possuir notas iguais ou superiores à média em todos componentes curriculares e comprovar renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio ou ser oriundo da rede pública de educação.
A inscrição será feita com a entrega do formulário socioeconômico (anexo I do Edital) preenchido, os documentos que comprovem as informações declaradas e o Histórico Escolar do último período letivo cursado. A documentação deve ser entregue em envelope identificado e lacrado no Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus, no período de 29 a 31 de maio. Estudantes menores de 18 anos devem ter os formulários assinados pelo responsável legal.
A divulgação do resultado preliminar será no dia 07 de junho.
Acesse o Edital 05/2017/DSAES-PROEN/IFAC