Notícias
Campus Tarauacá
Cooperativismo indígena é tema de palestra no campus Tarauacá
Com objetivo de promover ampliação de conhecimentos relacionado ao cooperativismo, na perspectiva da comunidade indígena, o campus Tarauacá realizou, no dia 03 de maio, palestra com o líder cooperativista Roque Yawanawá para os alunos do curso técnico Subsequente em Finanças.
Organizada pela coordenação do curso e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus, a atividade proporcionou aos alunos um depoimento consistente e eficiente sobre as relações sociais e profissionais à época da exploração da borracha, além das ações para formação de uma cooperativa que permanece até os dias atuais e evoluiu.
No primeiro momento, Roque Yawanawá fez um breve histórico sobre a desvinculação da comunidade indígena em relação ao seringalista e a imediata criação de cooperativa para comercialização de borracha. Na sequência, ele apontou os avanços da cooperativa, com a produção de artesanatos e produtos agrícolas.
Foram mediadores do encontro, os professores do curso de Finanças Antônio Fernando de Souza e Silva, Bartolomeu Lima da Costa, José Alberto de Queiroz Bezerra Junior e Richarles de Souza, e a professora Cristiane de Bortoli, que também é coordenadora do NEABI.
Para os organizadores, o momento também promoveu a maior integração dos alunos com as culturas indígenas numa perspectiva mais voltada para o eixo Gestão e Negócios, além de destacar as atividades do NEABI na comunidade acadêmica.
Para o coordenador do curso, professor Carlos Roberto Ribeiro Da Silva Junior, a comunidade discente aprovou a iniciativa e todos saíram do encontro muito animados. “Além das perguntas feitas durante a apresentação, os alunos continuaram conversando com o líder indígena após o evento. A pretensão agora é agendar uma visita técnica à comunidade, situada na região do Rio Gregório, a fim de conhecer in loco o trabalho da cooperativa, mantendo essa integração com a comunidade Yawanawá”.