Notícias

Notícias

Docentes de Física formados pelo IFAC contribuem para o ensino no Estado

publicado: 19/05/2017 05h46, última modificação: 02/12/2025 14h11
Instituto oferece o curso nos campi de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul
Dia-do-Fsico-1-800x533.jpg

O curso superior de Licenciatura em Física, ofertado nos campi de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul vem preparando profissionais para atuar na docência dos Ensinos Fundamental e Médio no Estado. Anualmente são ofertadas 80 vagas nas duas unidades, através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com aulas nos turnos vespertino e noturno.

Coordenador do curso de Física no campus Sena Madureira, Rutinely Tamburini de Oliveira, diz que a ênfase do curso está no desenvolvimento da capacidade de criar, conduzir e interpretar experimentos científicos de maneira a aplicar a Física na compreensão de problemas concretos. “Durante a graduação, além da Física, o aluno adquire um amplo conhecimento de Matemática, ferramenta fundamental da Física Teórica”, diz.

Atualmente com quatro turmas em andamento, o campus Sena Madureira oferece o curso no período noturno, com base nos conceitos fundamentais e modernos da Física. “O curso também fornece uma base sólida para aqueles que desejarem continuar sua formação em programas de especialização, mestrado e doutorado, habilitando-os para a pesquisa e para a docência no Ensino Superior”.  

O curso oferece aos futuros licenciados a formação pedagógica necessária para o professor integrar diversas áreas da ciência, utilizando teorias com foco na prática escolar. “A oferta do curso é de suma importância para elevar a qualidade do ensino no nosso município e em outros, além de contribuir para diminuir o déficit de profissionais que o Estado tem nessa área”, destaca Oliveira.

Comprometimento

Formada na primeira turma do curso de Física do campus Sena Madureira, em 2015, Magali Monteiro faz uma avaliação do período em que estudou no IFAC, destacando a importância da formação docente. “Desde que o IFAC se instalou em Sena Madureira, criou-se uma expectativa muito positiva e a instituição foi acolhida por todos. Eu vi a possibilidade de realizar meu sonho de estudar Física”.

No curso, segundo a ex-aluna, existem professores extremamente comprometidos com a formação do docente. “Durante o período do curso percebi que nossos professores eram muitos preocupados em ensinar da melhor maneira possível, criando inúmeras situações, fazendo provocações que nos levavam a reflexões que iam além do que o livro pode proporcionar”.

Depois de formada as expectativas de Magali Monteiro eram as melhores possíveis. “Quando me formei já atuava como professora na Escola Dom Júlio Matiolli e me sentia qualificada e preparada para o mercado de trabalho, para exercer a carreira de docente. Hoje estou buscando me qualificar mais, já que o mercado exige profissionais atualizados na minha área de atuação”.

Dia do Físico

O dia 19 de maio foi definido como o Dia do Físico pela Sociedade Brasileira de Física, em 2005, este em que a ONU havia decretado como ano Internacional da Física, para comemorar o centenário das obras publicadas por Albert Einstein.

Em 1905, Albert Einstein, um dos mais importantes físicos da história, publicou seus artigos referentes à Teoria da Relatividade, estudo que revolucionaria para sempre a Física. Algumas publicações consideram que a escolha do dia 19 de maio (19/05) seja uma referência àquela data.

Por conta da contribuição de Einstein, 1905 ficou conhecido como o segundo annus mirabilis (ou ano miraculoso) da Física. O primeiro annus mirabilis da Física foi 1666, um ano muito produtivo para Sir Isaac Newton (1643-1727) e no qual publicou a Lei da Gravitação Universal, a primeira teoria a descrever com sucesso a atração gravitacional entre os corpos dotados de massa, além de ideias de Mecânica, Óptica, e a sua versão pessoal do Cálculo Diferencial e Integra.