Notícias

Pronatec

Estudantes indígenas recebem qualificação profissional pelo Pronatec

publicado: 12/05/2017 03h52, última modificação: 01/12/2025 17h00
IFAC realiza a primeira certificação indígena referente ao segundo semestre de 2016
Formatura-Pronatec_Tarauac-800x451.jpg

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego (Pronatec), certificou 20 alunos indígenas no município de Tarauacá. A solenidade aconteceu na aldeia Pinuya, onde foram entregues os certificados do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Artigo de Artesão Indígenas, no dia 21 de abril.

Durante a cerimônia os concludentes organizaram uma exposição com peças de cerâmicas, cestos confeccionados com fibras vegetais, brincos de sementes e penas, tiaras e pulseiras produzidos no decorrer do curso na comunidade. A atividade também contou com a apresentação de músicas, danças entre outras manifestações culturais.

O cacique Assis Kaxinawá agradeceu ao Instituto Federal do Acre (IFAC), pela oportunidade da realização do curso na aldeia através do Pronatec, onde eles puderam aperfeiçoar as técnicas de artesanato que contribuiu para melhorar a produção e fortalecimento da cultura. “Hoje não só comemoramos a certificação de Artigo de Artesão Indígenas ministrado pelo IFAC, mas também estamos comemorando os 31 anos de Educação indígena aqui na aldeia”, concluiu.

Para a coordenadora Adjunta do Pronatec do IFAC na regional Tarauacá-Envira, Geyse Paixão, o programa contribui com o desenvolvimento regional e com a diversidade sociocultural das comunidades que vivem na floresta. “É muito gratificante ver o desenvolvimento dos cursos nas aldeias. Principalmente quando ouvimos relatos das lideranças, professores e alunos que vivem nesses locais que o programa tem contribuído na recuperação de atividades que estavam até então adormecidas”, disse.

Estiveram presentes na certificação o delegado do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Hailton Melo de Araújo, a diretora administrativa do IFAC, do campus Tarauacá, Daiana Araújo, das professoras do Pronatec, Amanda Martins da Silva Kaxinawá, Patrícia de Sousa Silva e Valdir Ferreira.