Notícias
Campus Cruzeiro do Sul
IFAC amplia número de docentes de Matemática no Vale do Juruá
O Instituto Federal do Acre (IFAC) tem contribuído diretamente na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. Exemplo disso é o campus Cruzeiro do Sul, que desde 2011 oferta o curso superior de Licenciatura em Matemática e já formou cerca de 40 docentes. Para este ano, a expectativa é de que mais 39 professores sejam formados.
De acordo com o coordenador do curso em Cruzeiro do Sul, Narciso Melo Monteiro, com a formação superior, o IFAC tem atendido a demanda de profissionais na área, não apenas no município, mas em toda região. “Existe uma demanda de profissionais nesta área, que não atende apenas Cruzeiro do Sul, mas também cidades vizinhas. O estudo da matemática tem possibilitado uma gama de oportunidades para a sociedade local”.
A Licenciatura em Matemática no IFAC, que já conta com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), tem duração de três ano e meio, e faz parte do eixo educacional de Ciências Exatas e da Terra. Além da formação para a área de docência, o curso ainda dá a possibilidade do graduado atuar em projetos de extensão de diferentes modalidades de ensino.
Homenagem
Para o Dia Nacional da Matemática, comemorado em 06 de maio, Narciso Monteiro destaca a qualificação dos docentes do IFAC, como também o empenho em repassar o conhecimento aos estudantes de forma clara.
“Pensar em ensino matemático nos remete a ideia de uma docência complexa, porém no IFAC temos professores qualificados e que buscam transmitir um conhecimento de fácil entendimento, mas não fugindo da complexidade matemática. Há qualidade no ensino em todos modalidade de ofertadas pelo Instituto, e essa qualidade é também proporcionada pelos dignos mestres matemáticos. Estamos felizes em termos um dia exclusivo para ressaltarmos o quão prestigiosa é a matemática”, destacou Monteiro.
História
Criado em 2013, o Dia Nacional da Matemática é uma homenagem ao educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza. O escritor, nascido em 6 de maio de 1895, ficou conhecido pelo pseudônimo de Malba Tahan.
Por ser apaixonado pela cultura árabe e também pela ciência exata, Júlio César criou seu personagem: um menino nascido em 1885 na Arábia Saudita, que já muito moço fora nomeado prefeito de El Medina pelo emir. Aos 27 anos, tendo recebido grande herança do pai, saiu em viagem de aventuras pelo mundo afora, onde em cada aventura sempre resolvia algum problema matemático.
Além de escritor, Júlio César também se dedicou à docência, onde criou uma nova metodologia para tornar as aulas de matemática mais interessantes e de fácil assimilação pelos alunos.
