Notícias
Pesquisa
IFAC realiza encontro para mulheres produtoras rurais
Foi realizado pelo Instituto Federal do Acre (IFAC), o “Encontro de Mulheres do Território Rural do Baixo Acre e Tarauacá/Envira Gerando e Produzindo Interlocução para o Desenvolvimento Territorial”. O evento, que aconteceu nos dias 25 e 26 de maio, foi promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROINP), através do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial dos campi Rio Branco e Tarauacá.
O evento teve como objetivo promover debates sobre os principais avanços e desafios para um adequado desenvolvimento territorial e promoção de transformações, realizar uma abordagem territorial do desenvolvimento rural sustentável com uma visão essencialmente integradora de espaços, atores sociais, agentes e políticas públicas.
Participaram da abertura do evento, mulheres produtoras rurais, profissionais e autoridades referentes à temática, compondo a mesa a reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, a primeira-dama do Estado do Acre, Marlúcia Cândida de Oliveira Neves, a secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Maria Conceição Maia de Oliveira, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Luis Pedro de Melo Plese, o diretor-geral do campus Rio Branco, Wemerson Fittipaldy de Oliveira e a presidente do Núcleo Diretivo do colegiado do Terrritório de Identidade Rural do Baixo Acre, Lucilene da Cruz Pereira.
Para a secretária Concita Maia, o Encontro foi uma oportunidade importante para o Governo, que pode convergir as ações e políticas públicas voltadas às mulheres com outros órgãos. “Precisamos fortalecer o processo organizatório e promover a autonomia econômica das mulheres”, afirmou Concita.
Esse fortalecimento do trabalho foi também ponto levantado pelo pró-reitor da PROINP, Luis Pedro de Melo Plese. O diretor-geral Wemerson Fittipaldy destacou a importância da educação e a valorização das jovens.
A primeira-dama Marlúcia Cândida falou das dificuldades que as mulheres trabalhadoras rurais no seu cotidiano, mas vê com positividade as ações do governo. “Há grandes perspectivas de melhorias e dar dignidade à família dessas mulheres”, afirmou.
A reitora Rosana Cavalcante dos Santos destacou, também, os avanços que o IFAC tem buscado conquistar na área, falou dessa luta da classe nos últimos anos. “É muito bonito ver todas vocês lutando por seus direitos, à terra, à saúde, à família”, disse a reitora que também acredita que sairão, do Encontro, boas proposições para melhorias das produtoras rurais. “É como se diz ‘Se tem, pode melhorar, se não tem, vamos criar’”, afirmou.
O evento, ao longo dos dois dias, contou com a realização de palestras com a temática do papel da trabalhadora rural na sociedade, a violência contra a mulher, e apresentações de projetos de apoios financeiros serão debatidos.
