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Campus Tarauacá
Neabi de Tarauacá expõe atividades acadêmicas do Abril Indígena
Estudantes do Instituto Federal do Acre (IFAC), do campus Tarauacá, realizaram exposição de trabalhos desenvolvidos ao longo do último mês, no projeto “Abril Indígena”. A atividade foi promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do campus Tarauacá (NEABI/CTC), no dia 03 de maio.
A ação visou conhecer e refletir sobre diversos assuntos relacionados às questões indígenas como forma de valorizar os povos indígenas e fazer uma alusão à data de 19 de abril, Dia do Índio. As atividades foram trabalhadas ao longo de todo o mês de abril, sendo no dia 03 de maio, a culminância do projeto com a exposição do que foi desenvolvido pelos alunos no mês anterior.
Desenvolveram trabalhos, os estudantes dos cursos técnicos Integrados em Agricultura e Floresta, e do Subsequente em Finanças. Exemplo disso foram exposição de painéis e pinturas indígenas, pinturas corporais com urucum e jenipapo, apresentações teatrais sobre questões indígenas, apresentação do coral com a participação de indígenas Huni Kuin, além de painéis e mapas sobre territórios indígenas, relacionando-as com os conteúdos das disciplinas dos cursos. As atividades foram coordenadas pelos professores Cristiane De Bortoli, Haíssa Gunther, Tiago Costa, Daniela Cunha, Carlos Ribeiro, Bartolomeu Costa e Viviane Maia.
Para finalizar o evento foi realizada uma apresentação do Taraya, coral do campus Tarauacá, coordenado pela professora Cristiane de Bortoli, acompanhado pelos indígenas Ninawá, Tuin, Clebson, todos Huni Kuin do Jordão, e Siã, Huni Kuin da Aldeia Pinuya.
Segundo Cristiane, a recepção às atividades foi positiva, assim como o comprometimento e envolvimento dos alunos nos trabalhos apresentados. “Pudemos perceber o envolvimento dos alunos nas pesquisas que realizaram sobre os diversos temas. O conhecimento adquirido ficou relacionado aos demais conteúdo das disciplinas, ampliando, desta forma, o olhar sobre a cultura dos diversos povos indígenas que estão presentes no nosso estado”.
Os trabalhos continuaram expostos no campus e a expectativa é de que outras ações relacionadas à questão indígenas sejam realizadas ao longo do ano de 2017.