Notícias

Campus Tarauacá

Neabi de Tarauacá expõe atividades acadêmicas do Abril Indígena

publicado: 12/05/2017 10h08, última modificação: 01/12/2025 17h03
Ação contou ainda com apresentação musical do coral Taraya
indio_tarauaca-1280x720.jpg

Estudantes do Instituto Federal do Acre (IFAC), do campus Tarauacá, realizaram exposição de trabalhos desenvolvidos ao longo do último mês, no projeto “Abril Indígena”. A atividade foi promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do campus Tarauacá (NEABI/CTC), no dia 03 de maio.

A ação visou conhecer e refletir sobre diversos assuntos relacionados às questões indígenas como forma de valorizar os povos indígenas e fazer uma alusão à data de 19 de abril, Dia do Índio. As atividades foram trabalhadas ao longo de todo o mês de abril, sendo no dia 03 de maio, a culminância do projeto com a exposição do que foi desenvolvido pelos alunos no mês anterior.

Desenvolveram trabalhos, os estudantes dos cursos técnicos Integrados em Agricultura e Floresta, e do Subsequente em Finanças. Exemplo disso foram exposição de painéis e pinturas indígenas, pinturas corporais com urucum e jenipapo, apresentações teatrais sobre questões indígenas, apresentação do coral com a participação de indígenas Huni Kuin, além de painéis e mapas sobre territórios indígenas, relacionando-as com os conteúdos das disciplinas dos cursos. As atividades foram coordenadas pelos professores Cristiane De Bortoli, Haíssa Gunther, Tiago Costa, Daniela Cunha, Carlos Ribeiro, Bartolomeu Costa e Viviane Maia.

Para finalizar o evento foi realizada uma apresentação do Taraya, coral do campus Tarauacá, coordenado pela professora Cristiane de Bortoli, acompanhado pelos indígenas Ninawá, Tuin, Clebson, todos Huni Kuin do Jordão, e Siã, Huni Kuin da Aldeia Pinuya.

Segundo Cristiane, a recepção às atividades foi positiva, assim como o comprometimento e envolvimento dos alunos nos trabalhos apresentados. “Pudemos perceber o envolvimento dos alunos nas pesquisas que realizaram sobre os diversos temas. O conhecimento adquirido ficou relacionado aos demais conteúdo das disciplinas, ampliando, desta forma, o olhar sobre a cultura dos diversos povos indígenas que estão presentes no nosso estado”.

Os trabalhos continuaram expostos no campus e a expectativa é de que outras ações relacionadas à questão indígenas sejam realizadas ao longo do ano de 2017.