Notícias
Pronatec
Pronatec qualifica estudantes em Avicultura
Aconteceu na escola municipal Jorge Kalume, a certificação dos estudantes que participaram do curso profissionalizante de Avicultor em Rio Branco, ofertado pelo Instituto Federal do Acre (IFAC), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em abril.
A alegria pela conclusão do curso podia ser vista nos rostos dos 16 alunos. Para o concludente Janiscley Ferreira da Silva, o curso foi fundamental para sua formação profissional. “Estou muito feliz, por ter participado desse curso. Aprendi muito, agora posso compartilhar esse conhecimento com outras pessoas”, concluiu.
Durante os três meses de capacitação os estudantes tiveram a oportunidade de participar de vistas técnicas na Universidade Federal do Acre, na Cooperativa de Avicultores, no município de Bujari. Além disso, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD) promoveu junto aos alunos aula prática de vacinação, que é dos cuidados diferenciados e um dos fatores fundamentais para criação de aves.
Para coordenadora do Programa no Baixo Acre, Rubya Mara Rezende Mandela, quando o aluno tem uma boa formação profissional acaba sendo incentivando para criar seu próprio negócio, ou ingressar no mercado de trabalho. “Mais uma vez temos a comprovação que os cursos do Pronatec-Campo são de suma importância para o fortalecimento da região rural, pessoas que modificam o seu cotidiano utilizando-se das técnicas repassadas nos cursos”, declarou.
Na ocasião, o delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD), Hailton Melo de Araújo, reforçou a importância da realização dos cursos nas comunidades rurais. Segundo ele, a formação contribuí não só com ampliação e desenvolvimento familiar, mas também para geração de renda nos municípios.
Estiveram presente na solenidade a delegada substituta da SEAD, Gleiciane Meneses de Souza, a servidora da SEAD, Manuella de Moura, a supervisora do Pronatec do Baixo Acre, Lídia Lima e a professora do Programa, Ângela Maria Fortes.