Notícias
Reitoria
Reitora participa de apresentação do novo Marco Legal de Ciência e Tecnologia
A reitora do Instituto Federal do Acre (IFAC), Rosana Cavalcante dos Santos, participou na manhã desta segunda-feira (15.05) de coletiva de imprensa promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) para divulgação da agenda de lançamento da Tríplice Hélice, o novo marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
O termo Tríplice Hélice ou Hélice Tríplice é uma abordagem desenvolvida pelos pesquisadores europeus Henry Etzkowitz e Loet Leydesdorff sobre a construção de um eixo desenvolvimentista de colaboração entre universidades, empresas privadas e o governo.
Além da reitora do IFAC, participaram da apresentação o secretário de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (SEDENS/AC), Sibá Machado, a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), Renata Silva e Souza, o reitor da Universidade Federal do Acre (UFAC), Minoru Martins Kinpara, o presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro da Silva, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC), Mauro Jorge Ribeiro.
Secretário da SEDENS, Sibá Machado, deputado federal relator, à época, da Lei Federal nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, que instituiu o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou que a chamada Tríplice Hélice é a junção para a promoção do desenvolvimento e inovação no Brasil.
“Antes do advento desse código, era proibido para as universidades trabalharem com as empresas”, disse Sibá Machado. Dentro do marco legal, será possível às empresas contratarem serviços das instituições para auxiliarem a elaborarem novos produtos. “Agora as pesquisas científicas poderão ser aplicadas e gerar recursos para as instituições”, afirmou o secretário.
A reitora Rosana Cavalcante relembrou o papel da Rede Federal que dispõe em sua estrutura dos Polos de Inovação que atuam com objetivo de promover o aumento da competitividade e da produtividade da economia nacional, por meio do desenvolvimento da pesquisa aplicada e da qualificação de recursos humanos para ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Destacou, ainda, que a adoção do Marco Legal de CT&I irá auxiliar o pesquisador da região amazônica.
“Somos uma instituição atuante em todas as cinco regionais administrativas do Estado do Acre, deste modo, o pesquisador que vêm para a região amazônica, por muitas vezes encontram dificuldades para a execução dos seus projetos. Essas parcerias virão em um momento propício, há possibilidades de projeção nacional dos trabalhos”, afirmou Rosana Cavalcante dos Santos.
O lançamento do Marco Legal no Acre acontece nesta sexta-feira (19.05), na UFAC, com a presença de autoridades de Ciência e Tecnologia, empresários e demais representantes das instituições de ensino, sendo apresentado o projeto de lei estadual que irá regulamentar as atividades no âmbito do nosso estado.