Notícias
Pesquisa
Simpósio promove debate sobre recursos de ensino e formação docente
Na terça-feira (23.05), foi realizada a abertura do I Simpósio em Ensino Tecnológico do Acre (Setac) no campus Rio Branco. O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal do Acre e pelos alunos do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET), ofertado em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam). O simpósio tem o objetivo de gerar o debate acerca dos recursos de ensino e da formação de professores, na perspectiva do Ensino Tecnológico.
A mestranda Luciene Pinheiro representou os alunos do MPET na mesa de abertura. Ela falou do sentimento de gratidão pela oportunidade de estudos proporcionada pela parceria entre as instituições. “Nós, professores, temos muito a contribuir na formação de cidadãos”, disse Luciene que está entre os 12 servidores do IFAC que participam da pós-graduação.
Presente à mesa, a coordenadora do MPET, Rosa Oliveira (Ifam), explicou que com a apresentação das pesquisas em desenvolvimento pelos alunos do mestrado, conclui-se mais uma etapa da pós-graduação que é a integralização dos créditos. A coordenadora também adiantou que será lançado um livro acerca do tema ensino tecnológico e terá contribuições dos mestrandos e seus orientadores.

Em seu discurso, a reitora, Rosana Cavalcante dos Santos, falou sobre o incentivo de sua gestão para a construção da política de capacitação dos servidores do IFAC, ainda em 2014 e da iniciativa para firmar parceria com o Ifam na oferta do mestrado. Ela destacou o papel importante desempenhado pela PROINP através da Coordenação de Pós-Graduação, à época, com o servidor Ricardo Pereira a frente.
A reitora elogiou a organização do simpósio que incluiu em sua programação a apresentação das pesquisas dos alunos do MPET e ressaltou que esta seria uma amostra dos resultados que a parceria proporcionaria para o IFAC. “Tudo isso vai gerar resultados ainda maiores nas salas de aula, com a melhoria contínua da qualidade do ensino para os nossos alunos” concluiu.

Também presentes à mesa de abertura, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Pedro Plese e o diretor Geral do campus Rio Branco, Wemerson Fittypaldi de Oliveira.
Sobre o MPET
Os institutos federais do Acre e do Amazonas assinaram Termo de Cooperação para a oferta do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico em setembro de 2015. O objetivo da pós-graduação é investir na formação de profissionais da educação com interesse no desenvolvimento de pesquisas no ensino técnico e tecnológico. O edital ofertou 12 vagas específicas para servidores docentes e técnicos administrativos em educação pertencentes ao quadro permanente do IFAC.
O mestrado teve sua aula inaugural realizada em fevereiro de 2016. Segundo a coordenadora do MPET, professora Rosa Oliveira, a previsão é que as defesas das dissertações ocorram em março do próximo ano.
Para saber mais sobre o MPET, acesse: http://mpet.ifam.edu.br/
