Notícias

Notícias

Conif realiza homenagem às mulheres durante a 72ª Reunião Ordinária

publicado: 15/03/2017 09h00, última modificação: 19/11/2025 15h34
Reitores participam das reuniões das Câmaras Temáticas e assinatura de convênio com a Universidade de Santiago de Compostela
Homenagem-1.jfif

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizou, na semana passada, de 8 a 10 de março, em Camboriú, a 72ª Reunião Ordinária. Durante a reunião a diretoria executiva fez uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a entrega de uma rosa e uma lembrança às mulheres que participaram da plenária.

Além da reunião das Câmaras Temáticas, aconteceram exposições de temas como a apresentação da proposta de cargos e funções para a Rede Federal e do Grupo de Trabalho sobre EaD, informes relacionados à missão NOVA – Northern Virginia Community College; CICan Conference; Seminário do ITT – Institutos Técnicos e Tecnológicos do México, e reunião com a Secretária Eline Nascimento, da SETEC/MEC.

A reitora do IFAC, profa. Rosana Cavalcante dos Santos, participou da reunião da Câmara de Pesquisa e Inovação, da qual é coordenadora e, com relação à homenagem às mulheres, a reitora destacou a importância do reconhecimento do Conif à participação das reitoras dos institutos federais nas decisões do colegiado.

Durante a 72ª Reunião foi realizada a assinatura do Convênio de colaboração com a Universidade de Santiago de Compostela (USC) para o fomento da cultura científica e impulsionar a relação do Brasil com a Espanha, com vigência de quatro anos.

A parceria foi selada pelo presidente do Conif, Francisco Roberto Brandão Ferreira, e o reitor da USC, Juan Manuel Viaño Rey, e representa o start para o aprofundamento dos diálogos que resultarão em acordos específicos para a execução de atividades prioritárias para os dois países. “Esse convênio é um meio para promover a docência, a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a colaboração”, disse o dirigente espanhol.

Uma das primeiras ações previstas consiste na abertura de turmas de doutoramento para a Rede Federal, principalmente na área de Ciências da Educação. “A cada dois anos, a USC disponibilizará essa oferta, contemplando nossos estudantes e servidores docentes, o que incrementará a formação dos pesquisadores brasileiros”, enfatizou o presidente do Conif.