Notícias

Campus Rio Branco

Docente do Campus Rio Branco recebe prêmio da OBMEP

publicado: 20/03/2017 10h03, última modificação: 19/11/2025 16h48
Premiação foi entregue José Ivan Ramos, que é o coordenador da OBMEP do Acre
obmep.jpg

Professor de Matemática, do Instituto Federal do Acre (IFAC), Paulo José dos Santos Pereira foi premiado pela Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na última semana. A premiação, dada pelo coordenador da OBMEP no Acre, José Ivan da Silva Ramos, da Universidade Federal do Acre (UFAC), foi uma forma de reforçar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo docente junto às competições anuais. A OBMEP é um projeto nacional e já está em sua 13ª edição.

De acordo com Paulo José, a premiação recebida por ele é reflexo das conquistas dos estudantes do IFAC junto a OBMEP durante o ano passado. Segundo ele, a união de esforços, como também a dedicação dos alunos professores da instituição tem refletido no recebimento de prêmios.

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos dos Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Educação (MEC), a OBMEP tem como objetivo estimular e promover o estudo da matemática no país. Além disso, a competição também contribui para melhorar a qualidade da educação básica e ainda promove a difusão da cultura matemática junto aos jovens.

Coordenador do curso de Matemática, do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, parabenizou o docente Paulo José e ainda reforçou a importância da participação dos estudantes junto à competição, além do empenho em relação aos estudos. Segundo ele, a aprovação na primeira fase da OBMEP garante a continuação dos estudantes na competição, para que estes possam ser medalhistas. Conforme o regulamento, os primeiros colocados terão oportunidade de serem premiados no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo IMPA.

Diretor de Ensino do campus Rio Branco, César Gomes de Freitas, também parabenizou o docente Paulo José e destacou que o recebimento de um prêmio por um professor da instituição é reflexo do trabalho de anos de dedicação à frente de suas turmas.

De acordo com o coordenador da OBMEP no Acre, José Ivan Ramos, a participação dos estudantes junto à competição tem refletido em um aumento no número de alunos premiados com medalhas de bronze e menção honrosa no Estado. Porém, segundo Ramos, a expectativa é de que os jovens participantes ampliem também o número de medalhas de prata e ouro.

OBMEP

Em relação às inscrições, estas seguem abertas até o dia 31 de março. Para participar da 13ª OBMEP é preciso acessar o site oficial do evento (http://www.obmep.org.br) e clicar no banner de inscrição.

Em 2016, alunos dos campi Rio Branco e Tarauacá foram destaque na competição nacional. Estudante do curso integrado em Informática, André Alfonso Peixoto, recebeu medalha de bronze, enquanto Andreia Santiago Jeronimo, que estuda no campus Rio Branco, e David Cordeiro de Mello, que cursa o ensino médio em Tarauacá, receberam menção honrosa.