Notícias
Campus Rio Branco
Estudantes aprendem conceitos de Física em peça teatral
Estudantes do 2º ano A e B, do curso técnico Integrado em Informática, do campus Rio Branco, desenvolveram peças teatrais durante as aulas de Física, ministrada pelo professor Erlande D’Ávila do Nascimento. A atividade, que foi realizada na última quinta-feira (23.03), abordou os conceitos gerais de temperatura, calor, termômetro, além da teoria sobre escalas termométricas e suas aplicações.
De acordo com o docente, a atividade lúdica desenvolvida em sala de aula fez com que o processo de ensino-aprendizagem fosse ainda mais participativo. Ele ainda reforça que a prática de atividades distintas em sala de aula e a inserção de novas metodologias no ensino, faz parte também da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
“Durante anos ensinamos em sala de aula, uma Física voltada a fórmulas e expressões matemáticas, muitas vezes sem significado em sala de aula. Esta maneira faz com que o assunto se torne desagradável e sem sentido para nossos alunos e, assim, deixamos de lado a formação dos valores e conceitos da ciência. O teatro possibilita o desenvolvimento pessoal do aluno, tornando-o participante direto no processo de ensino-aprendizagem”, explicou Erlande do Nascimento.
Para que a atividade prática fosse desenvolvida, antes das apresentações, os alunos tiveram quatro aulas teóricas sobre o tema, juntamente com uma visão histórica do mesmo. Conforme explica Erlande do Nascimento, foram disponibilizados artigos científicos para leitura, além da realização de um diálogo sobre a história e as aplicações do termômetro.
Além disso, juntamente com auxílio do professor, foram definidos o estilo da peça teatral, composição e caracterização dos personagens, checklist do figurino, produção, ensaios e, por fim, a apresentação. Dentre os personagens apresentados, cinco cientistas foram contemplados durante a atividade, sendo eles: Filo de Bizâncio, Ctésibo de Alexandria, Galileu Galilei, Anders Celsius, Willian Thompson (Lord Kelvin).

