Notícias

Campus Rio Branco

Estudantes de Ciências Biológicas colam grau em Rio Branco

publicado: 17/03/2017 09h21, última modificação: 19/11/2025 16h35
A cerimônia contou com a participação de servidores e professores da instituição, como também de familiares e amigos dos formandos
DSC_0185.jfif

Estudantes do Instituto Federal do Acre (IFAC), da 5ª turma do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, participaram de cerimônia de colação de grau, nesta quinta-feira (16.03), na sede do campus Rio Branco. O evento contou com a participação de servidores e professores da instituição, como também de familiares e amigos dos formandos. Ao todo, 23 alunos participaram da celebração.

Escolhida para ser oradora da turma, Maria Targino Sacramento, relembrou os momentos vividos pela turma, como também reforçou a importância dos formandos para com a profissão e a sociedade. “A graduação foi um período de convivência agradável, repleta de desafios e conquistas. Durante os semestres fomos evoluindo humanamente. Hoje somos pessoas privilegiadas em um mundo não muito bonito para a maioria. Cabe a nós contribuirmos para com a sociedade com o que ela precisa. Não serão nossos empregos que nos tornarão melhores que os outros, nem mesmo o dinheiro. Serão nossos exemplos que farão de nós relevantes à sociedade”.

Professor Ricardo dos Santos Pereira, escolhido para ser o paraninfo da turma, frisou a necessidade da dedicação para com a profissão. Ainda em seu discurso, o docente do IFAC agradeceu a homenagem feita pelos estudantes. “Ser o paraninfo desta turma foi a maior honra profissional que recebi até hoje. Acredito que esta homenagem seja fruto de um trabalho bem feito. A mensagem que quero deixar para vocês é de que tudo o que vocês forem fazer na vida, que façam com amor e dedicação. Desta forma, será bem feito. Lembrem-se que o caminho é longo, mas um dia ele chega. Gostaria de dizer que sempre estarei à disposição para o que precisarem e desejo boa sorte”.

Coordenador do curso de Licenciatura em Ciência Biológicas do campus Rio Branco, André Luiz Botelho de Moura, felicitou os novos profissionais e reforçou a importância dos mesmos darem continuidade à caminhada do conhecimento.

“Hoje somos todos colegas de profissão. Desejo que todos tenham um enorme sucesso e que este diploma seja apenas o começo. Que todos possam aprender mais a cada dia. Não temam em dar continuidade ao conhecimento. A vida tem que ser pautada em adquirir conhecimento. Vocês são agora biólogos amazônicos, formados na maior floresta tropical do planeta, biólogos formados onde existe a maior biodiversidade do mundo. Temos uma responsabilidade social com isso e a nossa missão é produzir e difundir conhecimento a respeito da biodiversidade, a respeito da vida”, destacou André Moura.

Diretor geral substituto do campus Rio Branco, César Gomes de Freitas, destacou que a celebração da conclusão de um curso superior é muito maior que uma vitória. Em seu discurso, Gomes reforçou que, atualmente, somente 19% da população “alcança um diploma de curso superior”.

“Vocês chegaram o que apenas uma pequena parcela da população brasileira consegue. Porém, vocês também são portadores de uma grande responsabilidade. Este momento não é apenas do IFAC ou Governo Federal, é um investimento da nossa sociedade. E, por isso, vocês precisam honrar e retribuir. Este retorno poderá ser feito com vocês se tornando profissionais competentes, honestos, honrados e éticos”, lembrou César Gomes.

Reitora do Instituto Federal do Acre, Rosana Cavalcante dos Santos, destacou o reconhecimento por parte dos alunos aos professores do IFAC. Segundo ela, são estes os profissionais responsáveis por contribuir para a formação de cada estudantes. Ainda em seu discurso, ela reforçou a importância da formação para a carreira profissional.

 

“Vocês são vencedores e o fato de terem chegado até aqui mostra o esforço e determinação de cada um. Vocês terem escolhido o IFAC, como instituição para esta formação, fez toda a diferença. Eu, como reitora da instituição, vivo e fico muito emocionada com esses momentos de formatura. Para nós, não são apenas números, mas vidas transformadas, que estão saindo para o mercado de trabalho qualificadas, com uma bagagem cidadã enorme e proporcionada por pessoas que fazem essa gestão. Este é o primeiro passo de inúmeros outros que vocês terão na vida. Com certeza, esta formação fará toda diferença”, conclui Rosana Cavalcante dos Santos.

Formaturas

Para o próximo dia 17 de abril será realizada a cerimônia de colação de grau dos cursos de Agroecologia, Aquicultura e Desenho da Construção Civil, do campus Avançado Baixada do Sol.