Notícias
Notícias
Valorização das relações interpessoais no IFAC tem início com capacitação de gestores
Em 2017 será prioridade no Instituto Federal do Acre (IFAC) a implantação da política institucional com ações voltadas para a valorização das relações interpessoais e da ética. Com esse objetivo, foi realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro, capacitação organizada pela Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (DISGP), através da Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (COSVI), para Pró-reitores, Diretores dos Campi e Diretores Sistêmicos.
A capacitação ocorreu durante a realização da primeira reunião do Colégio de Dirigentes de 2017 e contou com a participação voluntária de psicólogos e com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (CGU). Nas dinâmicas e palestras realizadas no Café da Karol, foram abordados temas como autoconhecimento, relações interpessoais, ética e comportamento do servidor em cargo de confiança.

A reitora Rosana Cavalcante dos Santos avaliou a capacitação como um momento da gestão de valorizar todos os servidores, iniciando com os gestores, com ações que serão desenvolvidas neste ano. “Este é um momento especial no IFAC porque estamos vivendo um período de amadurecimento, de alinhamento e de pensar na convivência com o nosso colega, nas nossas relações interpessoais”.
Segundo a reitora sempre foi compromisso da atual gestão estimular as políticas de valorização dos servidores. Exemplo dessa política é o Programa de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor, que mobiliza Docentes e TAES em ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. “Por isso decidimos escolher 2017 como o ano das relações interpessoais. Vamos estender para os servidores de todos os campi as capacitações e palestras que tratem os temas ética e transparência no serviço público”.

A Diretora Sistêmica de Gestão de Pessoas, Dirlei Fachinello, destacou que a capacitação realizada com gestores será ampliada para todos os servidores valorizando a participação em ações voltadas para o bem-estar, incluindo os relacionamentos interpessoais, através da Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (COSVI).
Palestras valorizam autoconhecimento – Na primeira palestra a psicóloga Karoline Brilhante refletiu sobre o tema “Habilidades Sociais e Inteligência Emocional”, relacionados ao gerenciamento de pessoas, que na opinião dela não é uma tarefa fácil. “Gerenciar é muito complexo, pois envolve a vida pessoal. Quando o gestor vai fazer um acolhimento, o gestor precisa conhecer o servidor, inclusive a sua vida pessoal”.
O psicólogo Mack Torres, palestrante da sexta-feira, à tarde, fez uma dinâmica em grupo, voltada para o desafio diário de conviver em grupo, com o tema “Desenvolvendo habilidades de gerenciamento de conflitos”. “O autoconhecimento é importante, no sentido de que precisamos nos sentir bem, estar bem e também proporcionar para o outro o feedback de como é essa relação”, disse o palestrante.
Ética e prevenção: o papel do servidor público – No ciclo de palestras com os convidados da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União, os temas foram Ética e prevenção. Luís Sérgio Lopes, da CGU, abordou o tema “A existência Ética na Administração Pública” enquanto que o auditor TCU, Izaías Gomes de Oliveira, destacou o tema “Responsabilização de Gestores”.
Na avaliação de Luís Lopes, a realização da palestra com os servidores do IFAC foi fundamental porque a instituição se compromete a realizar o que há de mais avançado no domínio do Direito. “A ética, pelo princípio da dignidade humana, rege todos os princípios das cartas internacionais e todas as constituições civilizadas”, destacou o palestrante.
Já o auditor do TCU, Izaías Oliveira, este tipo de evento é importante e necessário, pois tem um viés preventivo, conscientizando os gestores da importância e da responsabilidade que todos têm na gestão dos recursos públicos e evitando, que no futuro, venham responder ou cometer algum ilícito ou infração administrativa.
Gestores avaliam a capacitação – O pró-reitor de Extensão, Fábio Storch fez uma avaliação positiva dos dois dias de capacitação, enfatizando que a experiência inova a forma da Reitoria dialogar com os gestores. “Esta atitude mostra o compromisso dos gestores com a instituição, participando de todas as atividades propostas”.
O diretor-geral do Campus Xapuri, prof. Joel Bezerra Lima, disse que a reunião foi excelente e que demonstra o amadurecimento e o crescimento da gestão em realizar palestras com temas importantes como a Ética e as relações interpessoais.
A mesma avaliação fez a Diretora Sistêmica de Projetos Especiais, Danielle Jacob. “Este tipo de evento é de extrema importância, não apenas para nós, como gestores, mas para todos os servidores. É possível fazer uma reflexão, das possibilidades que temos dentro do IFAC: uma equipe comprometida com as ações que possam melhorar as relações interpessoais”.

