Notícias

Campus Rio Branco

Acadêmicos de Ciências Biológicas visitam Centro de Triagem de Animais Silvestres

publicado: 09/11/2017 12h16, última modificação: 19/01/2026 15h25
Durante visita técnica, estudantes puderam conhecer as instalações, métodos de trabalho e pesquisa da equipe do Cetas
visita-cetas-biologia.jpg

Como atividade integrante da disciplina de Conservação e Manejo da Biodiversidade, no dia 17 de outubro, acadêmicos do 7º período de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Ifac campus Rio Branco, realizaram visita técnica ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Acre. O centro é a unidade do Ibama no Acre responsável pelo manejo de animais silvestres oriundos de ação fiscalizatória, resgate ou entrega voluntária na unidade. Na oportunidade, os alunos do Ifac puderam conhecer as instalações, métodos de trabalho e pesquisa da equipe do Cetas.

A visita foi conduzida pela bióloga Elaine do Carmo, responsável pela unidade. Os alunos puderam compreender os desafios e a importância do trabalho para a conservação de animais, já que o Cetas tem por finalidade receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar esses animais silvestres, além de realizar e subsidiar pesquisas científicas, ensino e extensão.

O professor André Botelho, que acompanhou os estudantes, explica a importância para a formação do aluno conhecer as mais diversas estratégias de conservação da biodiversidade. “Fico feliz em ver uma unidade tão importante para a conservação da fauna local estar atuando a pleno vapor. No Acre, por questões históricas, a população tem grande proximidade com a vida selvagem, muitos criam papagaios, araras, primatas de diversas espécies. No entanto, a maioria da população não entende que, muitas vezes, seu animal de ‘estimação’ pode ser transmissor de doenças, estar mal nutrido ou até mesmo apresentar comportamento agressivo. Como profissional que atua na área, entendo que o lugar de animal silvestre é na natureza”, destacou o docente.

Para o acadêmico André Lucas, a experiência enriquece o currículo de um graduando em ciências Biológicas. “Achei a visita técnica ao CETAS muito produtiva. Para nós, futuros licenciados em ciências biológicas, conhecer os procedimentos realizados com os animais encontrados em áreas urbanas, o tratamento e a destinação deles mesmos é muito importante. Observamos um ótimo trabalho de recuperação de animais, sendo que vários deles estão ameaçados de extinção”, comentou o estudante.

O Ifac e o curso de Ciências Biológicas do campus Rio Branco agradecem ao Ibama na pessoa da bióloga Elaine do Carmo por possibilitar a visita técnica ao Cetas.

(Com informações do campus Rio Branco)