Notícias
Pesquisa
Palestra sobre novos negócios destaca inovação e empreendedorismo
- Foto: Picasa
Com objetivo de auxiliar e fortalecer o empreendedorismo local, o II Congresso de Ciência e Tecnologia (II Conc&t) do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Xapuri contou com a palestra “Inovação e incubação de novos negócios”. A atividade, que também fez parte do IV Ifac Empreendedor, foi ministrada pelo professor e coordenador da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia de Setores Populares e Tradicionais do Acre (Incubac), Reinaldo Maia.
“O objetivo foi trazer para os estudantes o conceito de inovação e a importância deste processo para o cenário econômico local. É importante que os alunos do Instituto percebam em suas pesquisas, aulas e atividades, como também no dia a dia, oportunidades que possam gerar novos negócios. Muitas vezes, estes jovens criam um produto, mas por falta de conhecimento perdem a oportunidade de um retorno positivo”, ressaltou Maia.
Papel da incubadora
De acordo com o docente, o processo de inovação também faz parte da área científica. Segundo ele, é após pesquisar que surge uma ideia ou um produto. “Essa ideia ou produto sendo inovador, em muitos casos, precisa de um acompanhamento, seja durante seu desenvolvimento, por meio de um apoio técnico ou tecnológico, ou ainda profissional. É nessa etapa que a Incubadora do Ifac apoia os empreendimentos, cria um cenário para que este possa se desenvolver, integrar o mercado e competir com as empresas já existentes. Somente após essa fase, a incubadora sai de cena e o negócio segue seu processo natural de empreendedorismo”.
Registro
Conforme explica o coordenador da Incubac, o processo de registro ou proteção intelectual também é importante para o desenvolvimento de novos negócios. Segundo ele, em muitos casos, a divulgação de uma nova ideia, sem que essa esteja registrada, pode ter um resultado de insucesso.

“No meio acadêmico, em que os jovens estão começando a criação tecnológica, vários deles têm boas ideias, porém em muitos casos a falta de direcionamento em como desenvolver essa ideia, para que ela se torne fonte de renda, acaba gerando uma perda de potencial para o novo negócio”, reforçou Reinaldo Maia.
Sena Madureira e Rio Branco
Além de Xapuri, o II Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac em Sena Madureira e em Rio Branco também receberão atividades do IV Ifac Empreendedor, que consistirá na apresentação, por meio de banners, do processo de inovação e incubação de novos negócios.
Atualmente a Incubadora do Ifac atende, na área de tecnologia e conhecimento inovador, somente servidores e estudantes da instituição. Já no setor de economia solidária, o Ifac contribuiu com serviços para organizações e cooperativas.
