Notícias

Ensino

Provas do Enade acontecem no dia 26 de novembro

publicado: 14/11/2017 07h40, última modificação: 19/01/2026 16h38
Cursos superiores de Licenciatura do Ifac serão avaliados nesta edição
Matria-1.jpg

- Foto: Wenderson da Silva de Sousa

Estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac), que estão concluindo cursos superiores de Licenciatura irão realizar a edição de 2017 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As provas serão realizadas no dia 26 de novembro, em todo o país, e os locais de prova já podem ser conferidos pelos candidatos através do Sistema Enade.

De acordo com a diretora de Políticas de Graduação do Ifac, Jordana Riss, é importante que os estudantes se atentem aos horários das provas. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. A aplicação do Exame terá início às 13h30.

Acesse o Sistema Enade para conferir seu local de prova

“É muito importante que os alunos se atentem aos horários, já que o Acre conta com fuso horário diferente do de Brasília. Além disso, todos os estudantes convocados para o Enade 2017 deverão apresentar documento oficial de identificação (com fotografia), e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, para responder as questões objetivas e discursivas”, ressaltou Jordana Riss.

Considerada uma das avaliações que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a prova do Enade tem o objetivo de avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho dos estudantes de nível superior em relação aos conteúdos previstos nas grades curriculares dos cursos de graduação.

“Além disso, o Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Os estudantes convocados para realização das provas que não comparecerem no dia 26 de novembro ficarão em situação irregular e serão impedidos de colar grau e receber o diploma”, lembrou a diretora.

De acordo com Jordana Riss, além de ser um componente de avaliação dos cursos de graduação e componente curricular obrigatório para os estudantes, o Enade também tem reflexo na vida profissional dos alunos. Segundo ela, algumas empresas deixam de firmar convênio de estágio com instituições que tenham conceito abaixo de 3 no Enade.

“É importante que o aluno faça a prova com responsabilidade, pois um curso com bom conceito Enade também ganha reconhecimento perante a sociedade, além de gerar oportunidades para o sucesso futuro”, destacou Jordana Riss.   

Reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, reforçou a importância dos estudantes realizarem a prova com dedicação. Segundo ela, além de representarem a instituição durante a aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, este também será um momento para que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.  

Cursos avaliados

Nesta edição, o Enade irá avaliar estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia e sistemas de informação; dos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras-português, matemática e química; e dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de artes.