Notícias

Campus Sena Madureira

Superação de dificuldades marca certificação do curso técnico em Administração em Sena Madureira

publicado: 03/11/2017 05h58, última modificação: 16/01/2026 14h03
Alunas e convidados reforçaram as dificuldades enfrentadas durante a realização do curso na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)
Certificao-Fic-2.jpg

“Desistir é para os fracos”. A frase da oradora da turma do curso técnico em Administração do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal do Acre, campus Sena Madureira, reflete o sentimento das oito formandas que receberam os certificados durante solenidade realizada na noite da quarta-feira (01.11). O curso foi iniciado em 2014 com 25 estudantes.

Mais fotos no Flikr do Ifac

A solenidade de certificação ocorreu no auditório do Núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac) e contou com as presenças da diretora geral do campus Sena Madureira, Italva Miranda da Silva, da diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da unidade, Francisca Íris Lopes, da secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Sena Madureira, Eva Cunha, e da coordenadora do EJA do Núcleo de Educação do Estado no município.

 

Cleiciane dos Santos Alves, escolhida pela turma para ser a oradora, diz que a frase incluída em seu discurso, marcou a sua vida ao ouvir de um professor, em sala de aula. “Me senti muito honrada e também muito nervosa, ao ser escolhida pela turma. A superação das dificuldades é resultado da ajuda dos professores e também das próprias colegas, uma ajudando a outra. Quando alguma estava com dificuldade, a outra apoiava, reforçava os conteúdos, formava grupo de estudos em casa. Foi assim que conseguimos superar as dificuldades enfrentadas durante a realização do curso e chegar até aqui”.

O mesmo sentimento foi abordado pela diretora do campus Sena Madureira, Italva Miranda, que destacou que as alunas que estavam recebendo os certificados superaram as dificuldades enfrentadas no dia a dia.  “Foram quase quatro anos de muitas lutas e renúncias empreendidas por essas mulheres, mães, esposas, filhas, que acreditaram na realização desse sonho e que depois de superar as diversas dificuldades estão aqui mostrando que valeu a pena”.

A sensação do dever cumprido ao oportunizar aos alunos do município a conclusão de mais um curso é o que fica, depois de várias etapas, reforçou a diretora. “Para muitas dessas formandas, a realização de um sonho e para outros o cumprimento de metas estabelecidas em sua vida profissional. Para todas é o fim de uma etapa que começou em 2014 e o início para novas conquistas”.

Superação

Nos pronunciamentos a palavra superação foi a tônica dos oradores. Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Sena Madureira, Francisca Íris Lopes, destacou que as oito formandas estavam fazendo história no Ifac, numa demonstração da importância de concluírem o curso. “São oito mulheres fortes, guerreiras, que apesar de todas as dificuldades, chegaram ao final do curso. É motivo de orgulho para o Ifac e para o campus realizar essa certificação e recebê-las nos nossos cursos superiores”.

A experiência da coordenadora do EJA do Núcleo de Educação do Estado, em Sena Madureira, Francisca Andrade, em trabalhar com Jovens e Adultos, mostra como é importante, a conclusão do curso nessa modalidade. “Sabemos que o EJA é uma modalidade em que há muitas desistências, devido as dificuldades dos alunos em conciliar as atividades do dia a dia com os estudos. Mas sabemos que é possível superá-las quando há determinação e compromisso por parte de quem está oferecendo e de quem está estudando. Por isso quero parabenizar as alunas, aos professores e ao Ifac pelo trabalho que vem desenvolvendo no município, atuando em parceria com o Estado”.

A secretária adjunta de Educação do município de Sena Madureira, Eva Cunha, destaca a parceria do Ifac com a Prefeitura, fortalecendo o compromisso com a educação e com o desenvolvimento do município. “Hoje estamos certificando oito formandas do curso de Administração que estão preparadas para o mercado de trabalho e irão contribuir para qualificar a mão de obra local. Esta é uma ação que mostra a seriedade com que o campus Sena Madureira desenvolve suas atividades”.

Ao final da entrega dos certificados, as alunas fizeram uma homenagem ao docente Aírton de Mesquita Silva, que foi coordenador do curso e professor das alunas, que recebeu um presente em nome da turma. Na mesma oportunidade, a aluna Maria Emília Pereira de Oliveira, recebeu um anel de formatura do esposo Edmildes Soares de Oliveira, pela dedicação e por ter concluído o curso. Emília Oliveira quer continuar estudando e o próximo passo é cursar a graduação de Letras.

 

Certificação de Agentes Cultural e Recreador

Na mesma solenidade foi realizada a certificação dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), nas áreas de Agente Cultural e Recreador. A diretora Italva Miranda disse que, embora o tempo de duração dos cursos não seja longo, os desafios não foram menores do que os do PROEJA. “A necessidade de conciliar o trabalho, a família, os afazeres diários, a intensidade das disciplinas no curso, exigiram de vocês muito empenho e compromisso, sendo hoje coroados aqui como os mais novos profissionais de cultura e da recreação no município”.