Notícias

Notícias

Acordo de cooperação vai permitir realização de perícias médicas no SIASS/Ufac

publicado: 17/10/2017 15h52, última modificação: 16/01/2026 11h31
Assinatura ocorreu no Ifac, com a participação dos reitores Minoru Martins Kinpara e Rosana Cavalcante dos Santos
Assinatura-termo-de-cooperao-SIASS_Ufac_Ifac-18.10-2.jpg

Acordo de Cooperação Técnica, assinado na manhã da quarta-feira (18.10), entre o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Universidade Federal do Acre (Ufac), vai possibilitar atendimento aos servidores do Ifac nas unidades do SIASS da Ufac, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, com perícias admissionais, homologação de atestados e análise de parecer de junta médica.

A assinatura ocorreu com as presenças da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante do Santos, do reitor da Ufac, Minoru Martins Kinpara, e a participação da pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da Ufac, Filomena Maria Oliveira da Cruz, e da diretora Sistêmica de Gestão de Pessoas (DISGP) do Ifac, Dirlei Fachinello, que articularam os termos do acordo.

Parcerias

Reitor da Universidade Federal do Acre, Minoru Kinpara, disse durante o ato de assinatura, que o Ifac tem sido um parceiro da Ufac na gestão da profa. Rosana Cavalcante dos Santos e que essas parcerias têm sido importantes. “Já temos parcerias em vários projetos e queremos aprofundar este tipo de acordo de cooperação, tanto nas áreas da extensão quanto na pesquisa, a exemplo de parcerias para qualificação dos servidores do Ifac nos programas de mestrado e doutorado, com a participação de docentes e técnicos administrativos”.

Com relação ao termo de cooperação, o reitor destaca que essa parceria visa contribuir com o serviço que é oferecido aos servidores. “A assinatura do termo de cooperação para utilização do SIASS é importante porque vai permitir que o setor médico da Ufac atenda aos servidores do Ifac em perícias e procedimentos administrativos que precisam de laudos médicos e de junta médica. Esta é mais uma parceria das muitas que temos e, com certeza das muitas que ainda iremos realizar”.

Sobre a parceria com a Ufac, a reitora Rosana Cavalcante dos Santos destaca que vem sendo realizada em várias áreas, o que tem estreitado as relações entre as duas instituições. “A assinatura do termo de cooperação com o SIASS da Ufac concretiza um trabalho que já vem sendo realizado pelos setores de recursos humanos da Ufac e do Ifac. Com a assinatura vamos melhorar o atendimento dos nossos servidores em Rio Branco e dos campi de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, que têm que se deslocar até a capital quando precisam realizar perícias ou homologar atestados médicos”.

Com a parceria, a reitora diz que haverá reflexo positivo para os servidores do Ifac. “A assinatura do termo de cooperação terá reflexo na melhoria da qualidade dos serviços e no atendimento dos nossos servidores, que antes só eram atendidos com serviços de perícia médica e junta médica apenas no SIASS do escritório local do Ministério da Saúde”.

Agilidade

De acordo com a diretora Sistêmica de Gestão de Pessoas, Dirlei Fachinello, o Ifac está vinculado ao SIASS do Ministério da Saúde, que atende a várias instituições, o que dificulta o atendimento rápido das demandas, principalmente para os campi de Cruzeiro do Sul e Tarauacá. “A assinatura do termo é um avanço, pois os atestados dos servidores desses dois campi não precisam mais ser encaminhados para a unidade SIASS de Rio Branco”.

A unidade do SIASS/Ufac, no campus Sede (Rio Branco) irá disponibilizar perícias, homologação de atestados e parecer de junta médica especializada. A unidade do Campus Floresta (Cruzeiro do Sul) que irá atender os campi do Ifac em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, disponibilizará apenas perícias médicas e homologação de atestados, pois aquela unidade do SIASS possui apenas um médico, e para a junta médica são necessários três médicos.

Com o termo de cooperação a DISGP poderá fazer o agendamento diretamente no departamento da equipe médica do Ufac, diminuindo a burocracia. “O Ifac já contava com o auxílio da equipe do SIASS/Ufac, mas era necessário encaminhar documento assinado pela Reitora do Ifac para o Reitor da Ufac e, após a autorização, era marcado o atendimento. Para os servidores do Ifac a assinatura do acordo significa maior agilidade no atendimento”.