Notícias
Extensão
Curso de fotografia é concluído com exposição de fotos dos participantes
“Aprender sobre fotografia já era um sonho antigo”, afirmou a servidora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Weysla Paula Dutra. Ela foi uma das participantes do curso de fotografia ministrado pelo fotógrafo e servidor do Ifac, Davi Sopchaki, por meio de um projeto aprovado em edital da Pró-Reitoria de Extensão.
O curso, que ofereceu aulas teóricas realizadas no campus Rio Branco uma vez por semana, teve início no final de junho e foi concluído na sexta-feira (27.10) com a realização de uma exposição das fotografias dos alunos durante a festa do Dia dos Servidores. Na ocasião, também foram entregues os certificados dos 54 concluintes.
Ainda em junho, antes do início do curso havia a expectativa de abrir apenas uma turma para servidores e terceirizados do Ifac. Esta expectativa foi superada tendo em vista o grande número de pessoas da comunidade externa que manifestaram interesse em participar do curso de fotografia, o que fez com que o coordenador do projeto optasse por abrir outra turma. “A expectativa era de uma turma formada somente por servidores do Ifac, mas devido à alta demanda da comunidade que ficou sabendo desse curso mesmo ele sendo divulgado somente internamente decidi por abrir outra turma. Houve mais de 400 inscrições para a segunda turma que foi composta só pela comunidade e servidores do Ifac que pediram para ser transferidos para a turma da noite”, comentou.
Durante os quatro meses de formação, os participantes puderam aprender sobre história da fotografia, fotografia digital, tipos de câmeras, fundamentos da fotografia como exposição, lentes, balanço de brancos e iluminação, composição, acessórios e edição de imagens.
Além das aulas teóricas, os participantes tiveram a oportunidade de “botar a mão na massa” em pelo menos três saídas fotográficas realizadas no campus da Universidade Federal do Acre (foto) e em um espetáculo de dança do ventre. Câmeras fotográficas do tipo DSLR foram disponibilizadas para os participantes do curso durante as aulas práticas.
O servidor do Ifac, Luiz William participou do curso e contou sobre seu aprendizado. “O curso foi muito bom. É uma área que eu sempre gostei, mas não entendia nada. Agora tudo mudou.” Comemorou o servidor que participou também da exposição fotográfica (foto) realizada no Parque das Acácias.
Uma das participantes mais dedicadas, segundo o professor, a estudante Clara Martins também aprovou o curso de fotografia. “Não tinha nenhuma experiência com fotografia e esse curso me ajudou bastante, até comprei uma câmera para colocar a teoria na prática e está dando certo. O curso foi ótimo, o professor usou uma metodologia muito boa, e tivemos dois encontros na Ufac para praticarmos. Vou sentir saudades”, compartilhou.
O coordenador do curso, Davi Sopchaki fez uma avaliação positiva sobre o projeto. “O curso foi bem proveitoso, com alunos atenciosos e sempre dispostos a aprender mais, inclusive houve alguns que compraram câmera somente para o curso. Todo conteúdo fundamental da fotografia foi abordado e haverá uma nova turma no ano que vem. O curso teve duração de 85 horas”.

