Notícias

Campus Sena Madureira

Estudantes de Zootecnia realizam aulas práticas em fazendas do Acre e Rondônia

publicado: 03/10/2017 05h50, última modificação: 15/01/2026 16h32
Participaram das atividades 26 estudantes do campus Sena Madureira
aula_campo_sena-6.jpg

Alunos do 5º período do curso superior de Zootecnia, do Instituto Federal do Acre (IFAC), campus Sena Madureira, participaram de aulas práticas de Forragicultura e Pastagens, em propriedades rurais do Acre e Rondônia. As visitas aconteceram nos dias 27 a 30 de setembro e tiveram objetivo de fazer com que os participantes experimentassem o dia a dia no campo, a fim de vivenciar outras atividades referentes a sua futura área de atuação profissional.

As atividades foram realizadas em fazendas em torno do município de Rio Branco (Acre) na cidade de Porto Velho (RO). O coordenador da atividade, professor Edvar Silva, relatou que a aula prática serviu para que os alunos pudessem adquirir conhecimento sobre o trabalho dos zootecnistas, agrônomos, veterinários e demais técnicos que manejam plantas forrageiras (plantas que geralmente são usadas como fonte de alimento para os animais) e sobre as propriedades ligadas a pecuária.

A ação contou com a parceria das empresas FARM Assessoria Rural, Empresa Apoio Rural, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC), da Fazenda Recreio, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RO), da Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), Fazenda Minas Paraná, Fazenda Vitrine e o Sítio Don Henrique.  As aulas ainda contaram com apoio da coordenação do curso de Zootecnia, das Diretorias Geral e de Administração do campus Sena Madureira e ainda da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes) do Ifac.

Segundo o professor, a atividade trouxe diversos benefícios tanto aos estudantes, como também para os produtores envolvidos. “Alcançamos muitos objetivos com as aulas práticas, entre eles, a interação e trocas de experiências entre estudantes, produtores e funcionários das fazendas, a discussão sobre a produção de plantas forrageiras, alimentação, melhoramento genético e demais tecnologias utilizadas na nutrição e produção animal, comparação de sistemas e tecnologias utilizadas na produção de plantas forrageiras e na alimentação animal no Acre e Rondônia”, destacou Edvar Silva.

Durante os três dias de atividades, os estudantes participaram de palestras sobre produção e manejo de pastagens, controle de plantas daninhas em pastagens, o mercado bovino no Acre e a pecuária em Rondônia. As atividades práticas envolveram a produção e manejo de pastagens, produção de silagem, produção de bovino de corte a pasto e sistema semi-intensivo, produção tourinhos P.O e animais de pista a pasto e suplementação com concentrado a cocho, produção de pastagens irrigadas e adubadas com dejetos de peixe pirarucu, pastagens irrigadas e sistema rotacionado na produção de gado de leite.

O estudante Francisco Santiago Siqueira contou que a experiência foi importante pois foi possível visualizar na prática tudo o que é ensinado em sala. “Fazendas voltadas tanto à recria, quanto à produção de gado leiteiro, têm fundamental importância na economia, e é lá que nós, estudantes de Zootecnia, iremos atuar. O aprendizado adquirido nessas propriedades nos ajudará futuramente, pois ficou claro que a nutrição animal junto ao manejo adequado das pastagens é a base para obter o melhor rebanho, aumentando assim a produção e é isso que o mercado visa”.

“Foi uma viagem produtiva, em que podemos aprender e ver na prática algumas das diversas áreas de atuação de um zootecnista, como o manejo de pastagens, criação de touros, produção de leite e também piscicultura”, destacou ainda a aluna Saula da Silva Ferreira.