Notícias
Campus Cruzeiro do Sul
Evento compartilha saberes e práticas de novas estratégias de ensino desenvolvidos pelos bolsistas do Pibid do Ifac Cruzeiro do Sul nas escolas parceiras do Estado
“Conhecimento e Reflexão do Ser Docente”. Este foi o tema do II Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Matemática e Física, realizado no período de 16 a 20 de outubro, no campus de Cruzeiro do Sul. O evento foi organizado em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Cruzeiro do Sul e Escolas Madre Adelgundes, Flodoardo Cabral e Craveiro Costa.
As atividades contaram com a participação de alunos dos cursos de Licenciatura e Tecnologia, professores do Ifac, das escolas parceiras, alunos do Ensino Básico e público em geral. Durante os cinco dias, cerca de 300 pessoas participaram das palestras, oficinas, mesas redondas, exposição de jogos e experimentos.
Veja mais fotos no Flikr do Ifac
O Seminário teve como objetivo publicizar as ações do Pibid nas escolas públicas do Estado, onde os bolsistas estão diretamente inseridos em seu dia a dia. Em Cruzeiro do Sul, são 29 bolsistas de Iniciação à Docência, que são alunos dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática, além de quatro supervisores (professores do Estado) e dois coordenadores de área (docentes do Ifac).
A programação foi realizada nos períodos da tarde e da noite, onde se concentram as licenciaturas em Física, Matemática e Processos Escolares, público alvo do seminário. A abertura do evento contou com a participação musical dos professores Suelen Ferreira Teles de Holanda e Emerson Gaspar da Rocha, além da participação da Banda Swing da Mata e Ademir Maciel.
A diretora geral do campus, Lilliane Martins, iniciou o II Seminário em Matemática e Física que contou com várias atividades, como a palestra “Os rumos da educação brasileira e a trajetória do Ifac nos sete anos de sua existência”, ministrada pela pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, além de outros temas abordados pelos docentes convidados.
Sucesso
A coordenadora institucional do Pibid no Ifac, Maria Ana Morais Lima, diz que durante o evento foram apresentados experimentos e jogos pelos bolsistas de Iniciação à Docência, compostos por materiais utilizados em sala de aula das escolas parceiras. “Os experimentos e jogos fazem parte do Pibid como estratégia para melhorar a aprendizagem dos alunos, o que facilita a compreensão e o gosto pela disciplina tanto de Física como de Matemática”.
Segundo Maria Ana Lima, o seminário do Pibid serve para que a comunidade conheça o trabalho dos bolsistas que estão envolvidos nas escolas buscando novas estratégias para transformar o conteúdo “frio” dos livros, em conhecimento próximo ao cotidiano do aluno, fazendo com que o ensino possa ser prazeroso tanto para o professor quanto para o aluno.
A coordenadora destaca que o sucesso do evento é resultado do envolvimento de todos desde os bolsistas à coordenação, e devido ao apoio da Proen. “Agradecemos aos bolsistas de iniciação à docência pelo empenho, aos supervisores pela parceria, aos coordenadores de área e institucional pela organização, ao campus, a Proen e às escolas parceiras pelo apoio e os alunos da Escola Craveiro Costa pela participação direta nos experimentos. Agora, já realizado o seminário em Cruzeiro do Sul, nas datas de 14 e 15 de dezembro o evento está previsto para o campus Rio Branco”.
Bolsistas
A bolsista Naiara Barroso Costa diz que o programa é uma experiência que sempre buscou, desde o início do curso de Física. “Eu já estou terminando o curso de Física e consegui entrar no Pibid há dois meses, mas já pude perceber que se eu estivesse participando desde o início do curso, teria realizado um estágio muito mais proveitoso. É essa experiência que todo licenciando deveria ter”.
Já o bolsista Jardel de Oliveira Felício, diz que o Pibid serve de observação para novas práticas que ele irá levar para sua vida profissional. “Todo aluno de licenciatura deveria passar pelo programa para tomar gosto pela docência”.


