Notícias
Campus Rio Branco
Parceria entre Ifac e Federação de Tênis de Mesa do Acre dará início a projeto para ensino do esporte em Rio Branco
No próximo dia 19 de outubro, o Instituto Federal do Acre (Ifac) assinará termo de parceria com a Federação de Tênis de Mesa do Estado do Acre (FTMEAC), que contribuirá para a execução do projeto “Minha Escola tem Tênis de Mesa”, coordenado pelo professor de Educação Física do campus Rio Branco, Emanoel Rogério Fernandes, e que conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do campus Rio Branco.
Além da assinatura do documento, que será realizada às 19h no Ginásio Poliesportivo Juliana de Souza Dantas, também acontecerá a oitava etapa do Circuito de Tênis de Mesa do Acre, com a participação de jogadores veteranos do esporte no Estado. O evento é aberto ao público.
De acordo com Rogério Fernandes, o Ifac será responsável por destinar o espaço físico para execução das aulas do projeto “Minha Escola tem Tênis de Mesa”. Já a FTMEAC contribuirá com a disponibilização dos equipamentos para prática do esporte, como mesas, raquetes, bolas e redes.
De acordo com professor, a expectativa é de que o projeto seja iniciado já em novembro deste ano. O prazo para inscrições ainda será anunciado e poderão participar das aulas, estudantes da instituição, servidores do Ifac e também a comunidade local.
“No país, o tênis de mesa é o terceiro esporte mais praticado, perdendo apenas para o futebol e voleibol. Além de ser um esporte estratégico, também contribuiu para maior agilidade, velocidade e saúde dos praticantes. Além disso, é um esporte que contribui diretamente no processo de ensino-aprendizagem”, explica o docente.
As aulas serão gratuitas e realizadas todas as segundas-feiras e quartas-feiras, das 18h às 21h, e aos sábados, das 15h às 18h, sempre no Ginásio Poliesportivo do campus Rio Branco.


Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch destaca que a assinatura da parceria irá fomentar ainda mais a prática do tênis de mesa na instituição. Além disso, os participantes do projeto poderão usufruir de bons equipamentos e ainda acompanhar de perto as ações relacionadas ao esporte no Estado.
“Com o início do projeto, os estudantes e servidores do Ifac, assim como a comunidade, poderão se preparar de forma adequada para as competições. Além disso, essa proximidade com a Federação de Tênis de Mesa do Acre irá ampliar a profissionalização de futuros esportistas”, destacou Storch.
Coordenadora de Esporte e Lazer do Ifac, Tanayra Rocha explica que a difusão do tênis de mesa na instituição tem ganhado mais praticantes a cada ano. Exemplo disso são os participantes do esporte nos Jogos do Ifac. Segundo ela, enquanto no ano de 2016, apenas sete estudantes participaram da competição, este ano mais de 20 alunos se inscreveram para disputar as medalhas durante o JIFAC.
“Esse aumento no número de participantes é apenas um dos indicadores quando o assunto é disseminar a prática esportiva na instituição. Quanto mais praticantes tivermos, as chances de sermos bem sucedidos nas competições também serão maiores”, explicou Tanayra Rocha.
Em relação à parceria com a FTMEAC, a coordenadora destaca a importância das aulas serem realizadas com conhecimento técnico e tático. “Os participantes do projeto Minha Escola tem Tênis de Mesa terão um treinamento que irá desde a base até o profissional, fazendo com que haja um crescimento no conhecimento técnico e tático, e desta forma estes sejam oportunizados a aprender o esporte”.

