Notícias
Notícias
Servidores do Ifac podem realizar mestrado profissional no Reino Unido
Servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac) têm mais uma oportunidade de qualificação com a oferta de bolsas de mestrado profissional custeadas pelo governo do Reino Unido. O convite foi feito pelo representante do programa de Bolsas Chevening, da Embaixada Britânica, Carlos Eduardo Mesquita em reunião com a reitora, Rosana Cavalcante dos Santos, e com o pró-reitor de Pesquisa, Pedro Plese, nesta segunda-feira (16.10).
Chevening é o programa de bolsas de estudo do governo do Reino Unido que oferece a oportunidade de realização de um mestrado profissional no país. O programa financia os estudos com bolsas integrais durante um ano em curso de mestrado em qualquer área e em qualquer universidade do Reino Unido.
De acordo com o representante, o programa oferece anualmente uma média de 70 bolsas de estudos para brasileiros. Com o objetivo de incentivar a candidatura de pessoas da região norte do Brasil, Carlos Eduardo veio pela primeira vez ao Acre divulgar o programa junto às instituições. A proposta é, também, mostrar que para se candidatar para a bolsa de estudos é simples.
Sobre o perfil dos candidatos, Carlos explica: “Buscamos pessoas com potencial de liderança e de influência, que queiram realizar mudanças. Para concorrerem no programa basta que os candidatos tenham motivação de alcançar posições de destaque, tenham o nível de inglês suficiente para realizar o mestrado, sejam graduados e tenham dois anos de experiência profissional”.
O pró-reitor de Pesquisa, Pedro Plese reforçou a importância da oportunidade para o público do Ifac e destacou o fato de se tratar de um mestrado profissional. “É tudo pago e é voltado a nossa área, pois é um mestrado profissional. A ideia é que a pessoa estude, retorne ao Brasil e sirva como link desse trabalho em rede com o Reino Unido. Então é muito importante que quem tiver interesse se inscreva, pois é uma oportunidade ímpar”, afirmou o pró-reitor.
A reitora agradeceu a visita do representante do programa Chevening, salientando a importância da qualificação para servidores do Ifac. Ela destacou a possibilidade oferecida pelo Instituto, através dos editais de afastamento que permitem aos servidores docentes e técnicos administrativos que participem de programas de pós-graduação, política adotada com a aprovação da Resolução do Conselho Superior nº 289/2014 com o objetivo de incentivar a qualificação dos servidores do Ifac.
Inscrição
As inscrições para o programa Chevening estão abertas desde agosto e terminam no dia 7 de novembro. Alguns dos requisitos para concorrer é ter graduação (bacharelado), dois anos de experiência profissional e comprovar proficiência na língua inglesa.
A maioria das bolsas cobre as mensalidades do curso, ajuda de custo para subsistência com valor fixo, uma passagem de ida e volta em classe econômica para o Reino Unido e auxílios extras para cobrir gastos essenciais.
Mais informações podem ser obtidas por meio do material de divulgação e no site do programa (em inglês): www.chevening.org/brazil
