Notícias

Reitoria

Servidores recebem orientações sobre sintomas do câncer e alimentação preventiva

publicado: 31/10/2017 04h34, última modificação: 16/01/2026 13h01
Atividade, que já foi realizada no prédio anexo a Reitoria e campus Rio Branco, acontecerá no campus Avançado Baixada do Sol nesta quarta-feira
cosvi_cancer_mama_prostata-6.jfif

Mais uma ação em prol da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, promovida pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), envolveu os servidores da instituição no município de Rio Branco. Nos dias 30 e 31 de outubro, a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi) realizou a exposição de alimentos que contribuem para prevenção dos cânceres de mama e próstata, como também apresentou quais os principais sintomas das doenças e a importância das ações preventivas.

As atividades contaram ainda com a participação das alunas Ane Ellen da Silva Dantas e Emilly Kamily Moura de Souza, do curso de Nutrição, da Faculdade Meta (Fameta). As estudantes contribuíram para explicação dos benefícios de uma alimentação saudável na prevenção dos cânceres. Nesta quarta-feira (01.11), os servidores do campus Avançado Baixada do Sol recebem a ação a partir das 13 horas.

Prevenção

Durante as explicações para os servidores, Sirlei Silvestre, que é enfermeira do Ifac, ressaltou a importância da prevenção. Segundo ela, para mulheres que tenham casos de câncer de mama na família, a recomendação é que a partir dos 25 anos, seja realizado acompanhamento médico anual por profissionais da área de ginecologia e mastologia. Já para os homens, a rotina médica junto ao urologista deve acontecer a partir dos 45 anos.

 

“É importante ressaltar que alguns dos sintomas dos cânceres de próstata e mama também podem indicar outras doenças. Por isso, a importância de sempre fazer este acompanhamento médico. A hereditariedade não deve ser o único indicativo para a ocorrência do câncer, outros fatores como alimentação inadequada, alcoolismo, tabagismo e sedentarismo também contribuem para ocorrência da doença. Por este motivo, é necessário que o acompanhamento médico seja frequente, já que com um diagnóstico precoce a probabilidade de cura é muito maior”, ressaltou Sirlei Silvestre.

Sintomas

Em relação aos sintomas do câncer de próstata, a enfermeira explicou que entre os mais comuns estão: urinar com frequência e em jatos, além da dificuldade e dores no momento de urinar. Já em relação ao câncer de mama, as mulheres devem se atentar às alterações nos seios, como por exemplo: mamas com aspecto de casca de laranja, inversão dos mamilos, secreções atípicas e presença de nódulos.

Alimentação

Ramyla Gomes, que é nutricionista no Ifac, explica que cerca de 35% a 40% dos casos de cânceres poderiam ser evitados, se as pessoas tivessem uma boa alimentação. Segundo ela, alimentos coloridos e naturais, com fibras e feijões estão entre os itens que devem ser consumidos diariamente e que contribuem para prevenção dos cânceres.

“É importante destacar que a alimentação é um dos pilares, tanto para a gênese do câncer quanto na prevenção do mesmo. Cerca de 35% a 40% dos cânceres poderiam ser prevenidos, se as pessoas associassem uma boa alimentação ao não consumo de bebidas alcoólicas e ao tabagismo. Com a prática de exercícios físicos, esse percentual pode ser ainda multiplicado. Com exceção dos fatores genéticos, dentre os hábitos de vida, a alimentação é um fator principal para a prevenção do câncer”, ressaltou a nutricionista.

 

Em relação ao alimentos considerados prejudiciais à saúde, Ramyla Gomes destaca os produtos diets e que contam com adoçantes artificiais, itens ultraprocessados, com estabilizantes, as gorduras saturadas e trans, bebidas açucaradas e alcoólicas. “Os alimentos processados e industrializados, contam com uma facilidade maior de conservação, além de serem alimentos mais práticos. Porém é preciso adquirir o hábito de consumir alimentos saudáveis e que contribuem para a prevenção de doenças”.

Na lista dos alimentos benéficos para a saúde, a nutricionista reforça o consumo de frutas, verduras, além das sementes e gorduras boas, como o caso do azeite de oliva, abacate, óleo de coco e castanhas.

“Alimentos vermelhos, roxos, amarelos e verdes têm muita importância neste processo de prevenção do câncer. Os crucíferos (brócolis, repolho e couve flor, por exemplo) são novidade nas pesquisas de prevenção ao câncer. Para o câncer de mama, cerca de 25% dos casos poderiam ser reduzidos a partir do consumo de brócolis, ao menos três vezes na semana. Além disso, temos também os aliáceos, que são os alhos e cebolas, e ainda as gorduras boas, que podem entrar na nossa alimentação e contribuírem diretamente para esse processo preventivo”.