Notícias
Campus Rio Branco
Alunos do Ensino Médio seguem para final do 1º Torneio de Programação do Ifac
- Foto: Picasa
As cinco melhores equipes do 1º Torneio de Programação do Instituto Federal do Acre (Ifac) são formadas somente por estudantes do Ensino Médio. De acordo com o coordenador do evento e professor do Ifac, Breno Carrillo, os jovens são do 1º ano e 2º ano dos cursos técnicos em Informática para Internet e Informática. A classificação foi divulgada no último sábado (16.09), após realização da segunda fase da competição.
Os jovens, que já estão classificados para a fase final do torneio, irão disputar os primeiros lugares no pódio com alunos de instituições de ensino superior do município de Rio Branco. Carrillo explica que, entre os dias 02 a 10 de outubro, serão enviadas cartas-convites para estas unidades de ensino e as inscrições das equipes externas poderão ser realizadas de 11 a 13 de outubro, no campus Rio Branco.
Confirma aqui o regulamento
“A prova nesta segunda fase teve uma complexidade maior e exigiu ainda mais raciocínio dos competidores. Algumas equipes, por exemplo, chegaram a zerar as questões. A próxima etapa, que será realizada no dia 21 de outubro, contará com concorrentes de outras instituições de ensino superior, que serão convidados para participarem da competição”.
Fases internas
Para chegar na escala das melhores equipes do Ifac, Carrillo explica que foram realizadas duas etapas iniciais no Torneio. A primeira aconteceu no dia 26 de agosto, quando 56 estudantes participaram do evento, formando 14 equipes. No último dia 16 de setembro, os jovens voltaram para a segunda rodada. Nesta fase, novamente, os competidores tiveram cinco horas para resolver 10 questões envolvendo os sistemas de programação C++, Java e/ ou Python.
“O resultado nesta segunda etapa foi bastante positivo, principalmente no que se refere às equipes formadas pelos estudantes dos cursos técnicos integrados em Informática para Internet e Informática, que ocuparam as primeiras posições e seguem para fase final do torneio. Nos próximos dias iremos realizar a premiação das equipes que ficaram em 1º, 2º e 3º lugar”, ressaltou Carrillo.
Conforme classificação, as equipes Guardião das Galáxias, The Starks, Hello Word, Sonserina e As Denominadas já estão na final. Veja aqui a classificação final da fase interna do 1º Torneio de Programação do Ifac.
Breno Carrillo destaca ainda que as equipes Guardião das Galáxias, The Starks e As Denominadas são formadas por estudantes do 1º ano A do curso técnico em Informática para Internet. Já o time Sonserina conta com alunos do 1º ano B do curso técnico em Informática para Internet, e o Hello Word é composto somente por estudantes do 2º ano do curso técnico em Informática.
Mais fotos no Flickr do Ifac
De acordo com o professor, além das disputas, o 1º Torneio de Programação do Ifac é um projeto que vai além do tripé ensino, pesquisa e extensão. “O foco principal da competição é apresentar aos estudantes o mundo do mercado de trabalho, que hoje é um espaço que exige inovação, compromisso, trabalho em equipe. Dessa forma, o torneio tenta se aproximar ao máximo da realidade”, explicou o docente.
Voluntários
Além dos competidores, estudantes do Ifac também participaram do 1º Torneio de Programação como voluntários, sendo fiscais de sala e colaboradores.
“A inserção destes alunos como voluntários também faz parte do processo de ensino, pois por mais que não estejam competindo, eles também estão integrando a competição, participando do desenvolvimento do evento. Nesta segunda fase, cerca de 40 estudantes participaram do torneio como voluntários”, destacou Carrillo.