Notícias
Campus Sena Madureira
Empresa Júnior na área de Zootecnia é criada no campus Sena Madureira
Estudantes do curso de bacharelado em Zootecnia, do Instituto Federal do Acre (Ifac), com apoio de um professor/orientador, estão trabalhando na criação e regularização da primeira empresa júnior do campus Sena Madureira. O empreendimento, que se chama AcreZoo, irá oferecer assistência técnica e consultoria rural aos produtores rurais do Estado.
A divulgação das atividades que serão desenvolvidas pela empresa júnior ocorreu durante a ExpoSena 2017, feira agropecuária realizada no período de 30 de agosto e 03 de setembro, no município. Durante o evento, os alunos apresentaram os objetivos e os serviços a serem realizados para o público, já pensando em futuros trabalhos.
A AcreZoo vai oferecer serviços de georreferenciamento de propriedades, avaliação de imóveis rurais, elaboração de projeto de crédito rural (bancos), nutrição animal (formulação de rações), planejamento e gerenciamento pecuário, reforma e manutenção de pastagens e manejo voltado à produção animal (bovinocultura, avicultura, suinocultura, piscicultura e outros).
Além disso, a empresa júnior também irá atender os futuros clientes em serviços de higiene e profilaxia animal, melhoramento genético, orientações sobre agricultura familiar, economia sustentável, fertilidade e manejo do solo, cursos técnicos para associações, cooperativas, profissionais e acadêmicos.
Prática
De acordo com a coordenadora do curso de bacharelado em Zootecnia, professora Dayana Costa, a empresa júnior contribui com a prática acadêmica e segue o mesmo princípio de uma empresa privada, com diretores, funcionários e tributos, mas o diferencial é que não visa lucro, pois tem caráter acadêmico.
Segundo ela, o objetivo da empresa júnior é proporcionar experiência aos acadêmicos durante sua formação com casos reais encontrados no dia a dia de um profissional, atrelado com a orientação de docentes especialistas, contribuindo para a formação de um profissional capacitado e preparado para o mercado de trabalho.
A docente ainda destaca que a empresa júnior utiliza a estrutura das instituições de ensino e não permite a retirada de honorários, apenas a remuneração para custeios de atividades técnicas (diárias, despesas com logísticas e horas técnicas). Desta forma, os custos operacionais são bem reduzidos, proporcionando um diferencial com as empresas privadas do mesmo setor.
