Notícias

Campus Tarauacá

Estudantes do campus Tarauacá participam de minicurso sobre robótica

publicado: 11/09/2017 04h28, última modificação: 09/01/2026 16h46
Atividade faz parte dos projetos institucionalizados pela Pró-Reitoria de Extensão
minicurso_robotica_tarauaca-1.jpg

Com objetivo de ampliar os conhecimentos na área de tecnologia, estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac), do campus Tarauacá, participaram de um minicurso de robótica com arduíno. A atividade foi desenvolvida durante os dias 31 de agosto e 01 de setembro, e contou com a participação de 30 alunos.

O projeto, que está institucionalizado na Pró-Reitoria de Extensão do Ifac, é coordenado pelo professor Angelo Maggioni e conta com a participação dos estudantes Francivan Abreu, Thiago Tofonelli, Saimon Rocha, Jefter Ozório e Cristian Moura.

De acordo com o docente, com as atividades realizadas ao longo dos dois dias, os estudantes dos cursos de Floresta, Agricultura, Finanças e Administração puderam entender um pouco mais sobre o uso de sensores.

Segundo Maggioni, “a utilização correta dos sensores contribui para realizar medição, por exemplo, das condições meteorológicas (temperatura e luminosidade), além de influenciar no desenvolvimento de plantas, que são estudadas por alunos dos cursos de Floresta e Agricultura”.

As atividades foram desenvolvidas no laboratório de informática do campus e com a ajuda de um microcontrolador arduíno, sensores de temperatura, de luminosidade e LEDs, os alunos tiveram contato com o ambiente de programação e montaram os protótipos de monitoramento climático.

O docente reforça que a experiência contribuiu para a disseminação do conhecimento na área de programação de computadores, construção de circuitos eletrônicos e desenvolvimento de pesquisas com o monitoramento climático. A expectativa é de que novos minicursos sejam realizados.

A aluna Maria Daírla Vasconcelles Armes, do curso técnico em Agricultura, achou interessante o minicurso, pois aprendeu a construir equipamentos que podem auxiliar nas atividades de irrigação. Já Aline Santos Batistas, também do curso técnico em Agricultura, destacou que a experiências com LEDs foi a que mais chamou sua atenção.