Notícias
Campus Xapuri
Estudantes do campus Xapuri expõem trabalho sobre orientação sexual no Viver Ciência
Alunos do Instituto Federal do Acre (Ifac), do campus Xapuri, apresentaram no dia 20 de setembro o projeto Quebrando Tabus: Saúde e Sexualidade na Escola. O projeto foi apresentado em forma de banner durante a terceira edição da Mostra Viver Ciência, realizada na Universidade Federal do Acre (Ufac). A proposta dos estudantes e da coordenadora do projeto, Cida Araújo, foi mostrar os resultados obtidos com a realização das atividades no campus.

De acordo com Cida Araújo, a proposta do projeto é não proibir as atividades, mas ao invés disso conscientizar, por isso a temática “Não proibir, mas conscientizar”. “A principal proposta é fazer que os jovens tenham uma consciência acerca da atividade sexual”.
Ela ressalta que apesar de se falar educação sexual na escola o índice de gravidez ainda é muito grande, por isso a necessidade de abordar o assunto. “O problema é que quando essas jovens engravidam, 75% delas desistem da escola, voltando muito tempo depois” relata Cida Araújo.
Foi pensando nestas problemáticas, que o projeto Quebrando Tabus: Saúde e Sexualidade na Escola, foi realizado em março de 2017 no campus Xapuri, durante o I Simpósio Quebrando Tabus.
O estudante do curso de Biotecnologia, Fábio Luiz, avaliou o projeto de forma positiva e disse que para ele mudou bastante o modo de ver dos alunos do campus. “O projeto mudou a vida dos alunos da instituição, primeiro porque poucos tinham conhecimento, segundo porque os alunos de anos diferentes, como por exemplo, 1º, 2º e 3º períodos, passaram a estudar o tema”.