Notícias

Campus Xapuri

Estudantes do campus Xapuri expõem trabalho sobre orientação sexual no Viver Ciência

publicado: 22/09/2017 11h24, última modificação: 13/01/2026 18h26
Exposição aconteceu na Universidade Federal do Acre
WhatsApp-Image-2017-09-22-at-16.14.07.jpeg

Alunos do Instituto Federal do Acre (Ifac), do campus Xapuri, apresentaram no dia 20 de setembro o projeto Quebrando Tabus: Saúde e Sexualidade na Escola. O projeto foi apresentado em forma de banner durante a terceira edição da Mostra Viver Ciência, realizada na Universidade Federal do Acre (Ufac). A proposta dos estudantes e da coordenadora do projeto, Cida Araújo, foi mostrar os resultados obtidos com a realização das atividades no campus.

De acordo com Cida Araújo, a proposta do projeto é não proibir as atividades, mas ao invés disso conscientizar, por isso a temática “Não proibir, mas conscientizar”. “A principal proposta é fazer que os jovens tenham uma consciência acerca da atividade sexual”.

Ela ressalta que apesar de se falar educação sexual na escola o índice de gravidez ainda é muito grande, por isso a necessidade de abordar o assunto. “O problema é que quando essas jovens engravidam, 75% delas desistem da escola, voltando muito tempo depois” relata Cida Araújo.

Foi pensando nestas problemáticas, que o projeto Quebrando Tabus: Saúde e Sexualidade na Escola, foi realizado em março de 2017 no campus Xapuri, durante o I Simpósio Quebrando Tabus.

O estudante do curso de Biotecnologia, Fábio Luiz, avaliou o projeto de forma positiva e disse que para ele mudou bastante o modo de ver dos alunos do campus. “O projeto mudou a vida dos alunos da instituição, primeiro porque poucos tinham conhecimento, segundo porque os alunos de anos diferentes, como por exemplo, 1º, 2º e 3º períodos, passaram a estudar o tema”.