Campus Rio Branco

Estudantes do Ifac se destacam na primeira fase da XXII Maratona de Programação

publicado: 12/09/2017 00h00, última modificação: 04/03/2021 14h49
Ex-alunas do Instituto estão na equipe que irá representar o Acre durante competição nacional
maratona_prog_crb1.jpg

- Foto: Picasa

Estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) ficaram em terceiro lugar, na primeira fase da XXII Maratona de Programação, realizada no último sábado (09.09). O evento, que no Acre aconteceu no campus Rio Branco, é desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e se destina a alunos de cursos de graduação em Computação e áreas afins.

De acordo com professor Victor Vieira, que é coordenador da Maratona de Programação no Acre, a competição consiste na resolução do maior número possível dos 10 problemas apresentados às equipes logo no início da prova. Os grupos, que são formados por quatro estudantes, têm cinco horas para solucionar as questões usando somente um computador e material impresso, como livros, listagens e manuais.

maratona_prog_crb2.jpg

“Atividades como a Maratona de Programação são fundamentais para despertar o interesse dos alunos e descobrir talentos. O resultado esse ano mostrou que o Acre tem programadores em potencial que serão excelentes profissionais no mercado de trabalho, assim como as instituições de ensino superior na área se encontram no caminho certo”, destacou Vieira.

Nesta edição, nove equipes integraram a fase estadual da XXII Maratona de Programação. Além de estudantes do Ifac, também participaram do evento alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da União Educacional do Norte (Uninorte).

Mais fotos no Flickr do Ifac

Anderson Souza, Bruno Silva, José Gabriel Cunha e Rodiney Rôla, membros da equipe Sort() de principiante, receberam as medalhas de 3º lugar. Os jovens são alunos do Ifac do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet. Na segunda colocação ficou o grupo pi xé Ufac, formado pelos estudantes Diego Gradini, Evandro Cavalcante, Ítalo Cardoso e Paulo Henrique Lira.

maratona_prog_crb3.jpg

O primeiro lugar do pódio foi para o time feminino Irmão Olho, formado por Beatriz Gomes, Cleyciane Farias, Juliana Abreu e Michele Ascoli. As quatro jovens, sendo Beatriz e Cleyciane ex-alunas do Ifac dos cursos técnicos de Informática, irão representar o Acre na etapa nacional da competição. O evento está previsto para ser realizado em novembro, na cidade de Foz do Iguaçu.

Café com leite
Além de estudantes que integram a competição para tentar vaga na etapa nacional, o evento também contou com a participação de alunos que gostam de um bom desafio. Sem concorrer a premiação, os jovens da categoria Café com Leite também brigaram contra o relógio para resolver as questões.

O destaque foi para o aluno Luiz Antônio Lima Santiago, do curso técnico integrado em Informática, do campus Rio Branco. Ele resolveu a mesma quantidade de questões que a equipe campeã e mostrou preparo para a Olimpíada Brasileira de Informática de 2018, que o Ifac também deverá sediar.