Notícias
Notícias
Ifac encerra atividades da campanha Setembro Amarelo
A semana em prol da valorização da vida, promovida pela Diretoria da Gestão de Pessoas (DISGP) por meio da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores (Cosvi), do Instituto Federal do Acre (Ifac) aconteceu de 20 a 29 de setembro no prédio anexo da reitoria e também nos campi Avançado Baixada do Sol e Rio Branco. As atividades tiveram como principal proposta falar sobre o suicídio, afim de informar e orientar docentes, técnicos administrativos e alunos a respeito do tema.
No dia 20 de setembro, as ações foram iniciadas às 08h, no prédio anexo a Reitoria. Todos foram recebidos ao som do servidor Manassés Carvalho, que cantou a música Trem Bala da compositora Ana Vilela e também a canção É preciso saber viver, da banda Titãs. Após a atividade, a psicóloga do Ifac, Maria Freire da Costa, fez uma pequena roda de conversa com os presentes a fim de explanar mais afundo o tema.
Segundo a psicóloga, as pessoas comumente abordam de uma maneira errada quem pensa ou fala em por fim a própria vida. O diálogo, então, serviu para mostrar aos participantes como conversar ou procurar saber mais sobre a forma certa de se tratar o suicídio e sua prevenção. Durante a dinâmica, ela buscou esclarecer questionamentos que os servidores poderiam ter sobre esse assunto.
Mais fotos no Flickr do Ifac
Nos dias 26 e 27 de setembro, quem recebeu as atividades foi o campus Rio Branco e o campus Avançado Baixada do Sol, respectivamente. Nos locais, servidores e alunos se reuniram para cantar e conversar sobre o tema central da campanha Setembro Amarelo. No campus Rio Branco, porém, quem fez a participação musical foi o servidor Tiago Silva.
Como a taxa de incidência de suicídios entre os jovens é muito alta, as organizadoras da Cosvi decidiram envolver também os alunos nas ações. Em cada campi também houve uma conversa com as psicólogas do Ifac, com o intuito de discutir o tema.
Para encerrar as ações, no dia 29 de setembro, os servidores participaram da aula de Kundalini Yoga, com o professor Enio Souza. O professor esclareceu que a prática não estimula apenas o corpo físico. “Ao fazer o Kundalini Yoga você desenvolve o sistema cardiovascular, o sistema nervoso central, traz mais calma, clareza, energia, concentração e fortalece o sistema imunológico. É um processo sinérgico, pois trabalha o corpo, a mente e o espírito”.

Coordenadora da semana, Rosicleia da Cunha, contou que as atividades surgiram a partir da preocupação sobre o grande índice de suicídios no município de rio Branco. “No ano passado trabalhamos em setembro com o foco voltado à doação de órgãos. Este ano decidimos focar a campanha mundial em prol da prevenção contra o suicídio, tema que também é relevante e preocupante. A ideia da campanha foi de preparar os servidores para lidar com essas situações, especialmente, os docentes que estão em contato direto com os alunos em sala de aula”.
