Notícias

Extensão

Parceria é o principal tema na abertura da 3ª Mostra Viver Ciência

publicado: 19/09/2017 11h24, última modificação: 13/01/2026 17h41
Ifac participa da organização do evento que será realizado nos dias 19, 20 e 21 no campus sede (Rio Branco) da Ufac
viver_ciencias_2017-2.jfif

Parceria. Este foi o tema dos pronunciamentos durante a abertura da 3ª edição da Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação - Viver Ciência, realizada na manhã desta terça-feira (19.09) no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), com a participação do Instituto Federal do Acre (Ifac), da vice-prefeita Socorro Nery e da vice-governadora Nazareth Araújo.

O secretário de Estado de Educação, prof. Marco Brandão, destacou a importância do envolvimento das escolas, instituições superiores e representantes da sociedade civil organizada, na realização do evento, que é um dos maiores na área da educação, ciência, tecnologia e inovação do Estado. “Sem os parceiros não conseguiríamos transformar o Viver Ciência numa atividade social”.

Dentre os parceiros, Marco Brandão destacou a participação do Instituto Federal do Acre e da Universidade Federal do Acre, que sediam os dois eventos, em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul. “Temos dois parceiros de primeira hora, que são a Ufac e o Ifac, uma cedendo toda a infraestrutura para a realização do Viver Ciência, em Rio Branco, e o Ifac que sedia o evento em Cruzeiro do Sul. São parceiros também no pensar de todo o evento”.

Repensar o conhecimento 

O objetivo do evento é segundo, Brandão, trazer alunos e professores para o Século 21, fazendo com que todos vivam este momento de repensar o conhecimento. “Estamos em um momento em que a escola tem que se reformular, aprender a aprender, experimentar a inovar e resolver conflito. Esse é o universo que está sendo construído no âmbito das escolas e a Mostra é o reflexo desse momento. É o resultado de práticas que aconteceram durante todo o ano nas escolas”.

A expectativa é que este ano o evento quebre o recorde e receba cerca de 30 mil pessoas durante os três dias visitando os estandes e participando das atividades que serão desenvolvidas como oficinas, minicursos, palestras, contação de histórias, exposição de trabalhos científicos, apresentações culturais e sessões nos planetários, além da exposição de diversas atividades das instituições parceiras, voltadas para a ciência e tecnologia.  

A diretora de Inovação da SEE e membro da comissão organizadora do Viver Ciência, Cleide Prudêncio, destaca os números dessa edição, com ênfase nas inscrições de projetos e nas parcerias. “O Viver Ciência em sua terceira edição conta com vários parceiros e este ano tivemos um grande número de trabalhos das escolas públicas, da iniciativa privada e das instituições federais. Tivemos 246 projetos inscritos, além da oferta de 78 atividades como oficinas, palestras e minicursos, além de 75 apresentações no Palco Cultural, 119 blogs e 53 curtas”.

Participação do Ifac

O Ifac foi representado na solenidade pelo pró reitor de Extensão, Fábio Storch, devido ausência da reitora Rosana Cavalcante dos Santos, que está participando da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Em seu pronunciamento o pró reitor enfatizou a participação do Ifac em mais uma edição do Viver Ciência, que já faz parte do calendário de eventos da instituição.

 

“Para o Ifac é motivo de muita alegra fazer parte de mais esta edição do Viver Ciência, em um momento que o país passa por um momento financeiro de muita dificuldade, mas graças as parcerias o Governo do Estado, através da SEE vem conseguindo ultrapassar essas barreiras e, em mais um desafio, com o apoio dos parceiros, consegue realizar uma mostra com esta importância para as escolas”, destacou Storch.

Ele disse que, em Rio Branco, o Ifac participa ativamente com um estande, nas atividades no Palco Cultura e com o Planetário Móvel. “No Juruá o Ifac se faz presente sediando a Mostra VIver Ciência no campus Cruzeiro do Sul, evento que vai ocorrer nos dias 24 e 25 de outubro. A Proex, que possui este papel de aproximação da instituição com a comunidade externa, é a responsável pela articulação e pela organização do espaço do Ifac dentro da Mostra Viver Ciência, em Rio Branco”.

 

Atividades do Ifac na Mostra Viver Ciência 

Estande

Local: Centro de Convenções
Dia: 20/09/2017 - Horário: 7h30 às 11h30/13h30 às 17h30/19h às 21h30
Dia: 21/09/2017 - Horário: 7h30 às 11h30/13h30 às 17h30/19h

O que visitar:

- Espaço IFAC de Ciências
- Difusão tecnológica com pescado na alimentação escolar
-Projeto Robotizando
- Editora IFAC
- Ações da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional                                  

Planetário Móvel

Local: Quadra Poliesportiva
Dia: 20/09/2017 - Horários: 7h30 às 11h30/13h30 às 17h30/19h às 21h30
Dia: 21/09/2017 - Horário: 7h30 às 11h30/13h30 às 17h30/19h
Temas: Explorando o Sistema Solar e conhecendo as constelações                                              

Palco Cultural

Dia: 20/09/2017 14h às 15h 

Apresentação Iifac Campus Xapuri

 

Dia: 20/09/2017 18h45 às 19h15
Apresentação de Capoeira
Responsável: Paulo Roberto de Souza

 

Dia: 21/09/2017 14h30 às 17h 

Apresentação de Capoeira
Responsável: Paulo Roberto de Souza

 

Apresentação de Música Antiga
Responsável: Douglas Marques Luiz
Resumo: Música antiga Medieval e Renascentista

 

Apresentação de Coral
Responsável: Douglas Marques Luiz
Resumo: Músicas diversas cantadas em várias vozes

 

Apresentação Instrumental
Responsável: Douglas Marques Luiz
Resumo: Músicas instrumentais - peças de violão erudito

 

Apresentação Solo de Voz e Violão
Responsável: Douglas Marques Luiz
Resumo: Músicas diversas ao som de violão