Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais

A Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) do Ifac é a responsável pela interação entre a comunidade acadêmica e as instituições internacionais parceiras. É um importante ponto de apoio aos professores e estudantes brasileiros e internacionais.

A DSRI ainda é responsável por desenvolver as políticas de internacionalização no âmbito do Ifac, propondo ações que envolvam instituições estrangeiras, articulando junto às Pró-reitorias e campi para trabalhar o ensino, a pesquisa e a extensão em âmbito nacional e internacional.
As ações de internacionalização no Ifac refletem a missão, visão e valores institucionais de forma transversal e integrada ao ensino, pesquisa e extensão, devidamente fixados e vinculados ao PDI. O PDI traça estratégias para uma educação internacionalizada ao definir objetivos, metas e ações por meio de mobilidade internacional de sua comunidade acadêmica e proposição de projetos integrados com instituições estrangeiras, incluindo atividades voltadas a programas de cooperação e projetos internacionais.

A internacionalização no Ifac é coordenada por um grupo regulamentado, responsável por sistematizar acordos e convênios internacionais de ensino e de mobilidade docente e discente. A DSRI, ainda, conta com duas coordenações: Coordenação de Internacionalização (Cointer), encarregada de propor projetos de cooperação internacional, e a Coordenação de Estudos Linguísticos (Coeli), responsável por regular, implementar e promover a política linguística e propor ações de incentivo ao ensino de línguas na instituição.

A DSRI é atualmente composta por servidores encarregados de atender às demandas vindas da Reitoria e dos campi do Ifac. Cada campus conta com um Núcleo de Estudos Linguísticos e Internacionalização, que coordena ações locais e presta suporte à comunidade acadêmica, de forma alinhada com a DSRI, auxiliando na oferta de cursos de línguas, na formalização de projetos de cunho internacional e divulgação de oportunidades de mobilidade acadêmica internacional. Cabe à equipe da DSRI propor e apoiar atividades que atendam à comunidade acadêmica no âmbito da internacionalização, visando alcançar o ensino globalizado de excelência.

Esta equipe, de forma articulada, promove ações voltadas à formação cidadã por meio da educação internacional, que inclui ações como: pactuação de acordos e parcerias com instituições estrangeiras, o ensino de línguas, intercâmbio acadêmico e cultural, incentivo a projetos de pesquisa, extensão e inovação com instituições estrangeiras. Assim, a instituição busca estimular sua comunidade acadêmica na participação em programas de cooperação com instituições estrangeiras de forma que obtenham um desenvolvimento de suas atividades acadêmicas satisfatoriamente.