Resolução CONSU/IFAC nº 104/2022, de 03 de dezembro de 2022

 

A PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE (IFAC), no uso de suas atribuições legais, que lhe confere o artigo 12 da Lei nº 11.892, de 29/12/2008, nomeada pelo Decreto Presidencial de 28 de setembro de 2020, publicado no DOU, nº 187, seção 2, página 1, de 29/09/2020,

Considerando o deliberado na 44ª Reunião Ordinária do Conselho Superior - Consu, no dia 25 de novembro de 2022;

Considerando o que consta no inciso III do Art. 15 e no Art. 38 da Resolução CONSU/IFAC nº 85 de 22 de julho de 2022 que aprova o Regimento Interno do Conselho Superior;

Considerando o § 2º, do art. 6º, do Decreto nº 7.423, de 31 de dezembro de 2010;

Considerando o Processo nº 23244.008199/2022-71,

                                                                                           

 RESOLVE:

 

Art. 1º  Aprovar o Plano de Trabalho para execução do Programa de Apoio à oferta da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional, no âmbito o Instituto Federal do Acre (Ifac).

Art. 2º  O Plano de Trabalho de que trata o Art. 1º, anexo a esta Resolução, será executado pelos campi do Ifac e Pró-reitoria de Ensino, por meio de Fundação de Apoio contratada para esse fim.

Art. 3º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Rio Branco/AC, 02 de dezembro de 2022.

 

ROSANA CAVALCANTE DOS SANTOS

Presidente do Conselho Superior

 

 

ANEXO À RESOLUÇÃO CONSU/IFAC Nº 104, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2022

PLANO DE TRABALHO

 

1. DADOS CADASTRAIS:

ORGÃO

Instituto Federal do Acre (Ifac)

CNPJ

10.918.674/0001-23

ENDEREÇO

Rua Coronel José Galdino, n° 495, Bairro do Bosque, CEP: 69.900-640, na cidade de Rio Branco – AC

REITORA DO IFAC

Rosana Cavalcante dos Santos

CPF

XXX.788.742-XX

 

2. DESCRIÇÃO DO PROJETO

TÍTULO DO PROJETO

Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Nível Médio.

PERÍODO DE EXECUÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

Novembro/2022

Dezembro/2024

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Realização de ações que visam ao fortalecimento da oferta de educação profissional integrada ao Ensino Médio – EJA, em parceria entre o Ifac e a rede estadual de educação.

 

3. DETALHAMENTO DO PROJETO

3.1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

O Acre, indistintamente dos demais estados do Brasil, insere-se no contexto de mudanças que ocorrem nos mercados globalizados, sendo relevante a formação e a qualificação de profissionais aptos à essa nova realidade.

A educação profissional assume relevância nesse contexto, ao promover a aproximação histórica entre o currículo com o mundo real do trabalho, a produção e as relações sociais em que, necessariamente, se desenvolvem.

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica assume, nesse contexto de mudanças, papel importante na formulação de políticas indutoras de formação profissional, pela afirmação do caráter social de origem da instituição e pelo redimensionamento de seu papel no atual contexto de desenvolvimento científico e tecnológico.

Embasado nos fundamentos legais, a oferta de cursos de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional deverá possibilitar, além da formação profissional, o acesso aos saberes, conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos historicamente pela humanidade, com vistas na compreensão de si, do mundo e das interações necessárias para a construção de uma sociedade mais justa.

O Projeto Pedagógico dos Cursos de EJA/EPT, desenvolvidos pelo Instituto Federal do Acre, enfocam o trabalho como princípio educativo, rompendo a dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual. Nessa perspectiva a proposta curricular considera:

• O sujeito como ser histórico-social concreto, capaz de transformar a sociedade em que vive;
• A formação humana e formação para o trabalho;

• O trabalho como princípio educativo, considerando o trabalho como ponto de partida para a compreensão das relações sociais, históricas, políticas e culturais;
• A unidade de conhecimentos gerais e específicos, evidentemente levando em conta as especificidades desses conhecimentos;
• Os fundamentos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho moderno, tendo como eixos o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia. 

Em suma, o Instituto Federal do Acre, ao executar a oferta de 350 (trezentas e cinquenta) vagas de cursos de FIC articulados à EJA e 100 (cem) vagas de cursos de especialização em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos, estará respondendo às demandas induzidas pelo MEC, SEB e SETEC, no sentido de contribuir com a implementação da política de EJA integrada à EPT conforme compromisso constante no Plano Nacional de Educação, Meta 10, que define a oferta de, no mínimo, 25% das matrículas da EJA, nos ensinos fundamental e médio, de forma integrada à Educação Profissional. Esse deve ser o maior impacto social a ser alcançado.

 

3.2. OBJETIVOS

3.2.1. Objetivo geral

Promover Formação Inicial e Continuada – (FIC), na modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional para 350 estudantes do Ensino Médio, vinculados a rede estadual de educação, bem como a oferta de curso de especialização para 100 profissionais da educação para atuação eficiente na docência ou gestão de cursos de Educação de Jovens e Adultos integrada à EPT, para atendimento das especificidades dessa modalidade de ensino.

3.2.2. Objetivos específicos:

• Formar 100 profissionais da educação, em curso de Formação de Profissionais na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos;

• Formar 350 jovens e adultos por meio da oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC integrado do Ensino Médio da EJA da rede estadual;

• Produzir material didático-pedagógico para cursos de EJA Integrado - FIC;

• Articular e estabelecer parceria com a Secretaria de Estado de Educação e seus núcleos de apoio nos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri;

• Realizar de um Encontro Estadual para discussão e trocas de experiências sobre Educação de Jovens e adultos;

• Realizar o monitoramento da permanência dos estudantes matriculados.

 

3.3. RESULTADOS ESPERADOS

• Formação de 100 (cem) profissionais, em nível de Especialização, que atuam Educação Profissional Integrada e/ou Educação de Jovens e Adultos;

• Formação de 350 jovens e adultos em curso de qualificação profissional, por meio da oferta de cursos de FIC integrado do Ensino Médio da EJA da rede estadual;

• Produção material didático-pedagógico;

• Realização de um Encontro Estadual para discussão e trocas de experiências sobre Educação de Jovens e adultos;
• Realização do monitoramento da permanência dos estudantes matriculados.

 

3.4. PARCERIAS EXTERNAS

Nome da Instituição

Sigla

Vai aportar recurso e/ou contrapartida?

Descrição da (co)participação

Ministério da Educação

MEC

(X) SIM (  ) NÃO

Aporte financeiro para a realização das atividades.

Secretaria de Estado de Educação

SEE

(  ) SIM (X) NÃO

Articulação com os Núcleos da SEE, nos municípios, para a viabilização da oferta da EJA Integrada à EPT.

Seleção dos servidores da rede estadual de educação para a realização do Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos.

Núcleo da Secretaria de Estado de Educação – Sena Madureira

SEE/NSM

(  ) SIM (X) NÃO

Oferta dos componentes curriculares de formação geral do ensino médio, por meio das Escolas da Rede estadual ofertantes de EJA e Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

Núcleo da Secretaria de Estado de Educação – Xapuri

SEE/NXA

(  ) SIM (X) NÃO

Oferta dos componentes curriculares de formação geral do ensino médio, por meio das Escolas da Rede estadual ofertantes de EJA e Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

Núcleo da Secretaria de Estado de Educação – Tarauacá

SEE/NTA

(  ) SIM( X) NÃO

Oferta dos componentes curriculares de formação geral do ensino médio, por meio das Escolas da Rede estadual ofertantes de EJA e Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

Núcleo da Secretaria de Estado de Educação – Cruzeiro do Sul

SEE/NCS

(  ) SIM (X) NÃO

Oferta dos componentes curriculares de formação geral do ensino médio, por meio das Escolas da Rede estadual ofertantes de EJA e Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

 

3.5. DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

3.5.1. MOBILIZAÇÃO

A mobilização está centrada no estabelecimento de parcerias e acordos de cooperação entre o Ifac e a SEE, em que cabe a esta o processo de mobilização e identificação de demanda para o desenvolvimento das ações de formação. Para tanto será necessário:

• Reuniões preliminares com as coordenações de EJA da SEE para sensibilização dos gestores e mobilização das equipes;

• Reuniões de trabalho para planejamento das formações de professores e estudantes da rede pública estadual de educação;

• Realização de eventos de divulgação nas escolas da rede estadual de educação, em feiras comunitárias e propaganda direta, proporcionando ampla divulgação do curso (por exemplo: nas reuniões internas, na página institucional, em vídeos institucionais, nas redes sociais, e outros);

• Mobilização e capacitação dos servidores e equipe gestora dos campi, que irão trabalhar diretamente com os cursos ofertados, no intuito de esclarecer acerca do público da EJA, necessidade de atendimento acolhedor e humanizado, linguagem apropriada e flexibilidade nos procedimentos.

 

3.6. FORMAÇÃO CONTINUADA: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos tem como proposta a formação de docentes e técnicos que buscam conhecer a elaboração de estratégias e atividades criativas de ensino para atendimento da EJA, com foco no contexto da diversidade, incentivando-o, ainda, a atuar como docente-pesquisador; formador de formadores, gestor educacional de programas e projetos; e formulador e executor de políticas públicas.
A proposta de formação continuada dos servidores das redes públicas de ensino que atuam na formação de jovens e adultos vinculados aos cursos de EJA integrada à EPT tem como premissa elevar a discussão sobre essa modalidade de educação, possibilitando o amplo debate e o envolvimento dos educadores docentes ou não, na reflexão sobre as condições e cenários sócio-políticos que deram origem a essa demanda. Para tal, a construção da proposta pedagógica de formação desses profissionais deverá demonstrar, no mínimo:

• Compromisso político com o direito de todos à educação;

• Conhecimento dos saberes que sujeitos jovens e adultos portam;

• Conhecimento e domínio específico próprio da prática profissional;

• Conhecimento da condição de jovens e adultos no mundo: histórias de vida, ser ou não trabalhador, trajetórias escolares descontínuas, negadas ou de fracasso;

• Capacidade de escuta no processo pedagógico;

• Domínio pedagógico de metodologias alternativas.

 

Caracterização do Curso:

Nome do Curso

Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada á Educação de Jovens e Adultos

Coordenação

[nome do(a) coordenador(a) do curso (A SER INDICADO)

[e-mail institucional do(a) coordenador(a) do curso]

Siape: xxxxxxxxxxxxxxxx

Carga Horária

360h

Modalidade

A distância

Público-alvo

Professores e técnicos detentores de diploma curso superior que trabalhem nas Redes Públicas de Ensino e atuem ou pretendam atuar na Educação Profissional ou na Educação de Jovens e Adultos, bem como nas suas formas articuladas e integradas, tais como o PROEJA/ EJA Integrado.

Vagas

100 vagas, distribuídas da seguinte forma: 50 vagas para docentes e Técnicos da Rede Pública Estadual de Educação e 50 vagas para docentes e Técnicos Administrativos do Ifac;

Duração

18 meses

Início: maio/2023

Término: setembro/2024

 

3.6.1. CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (ENSINO MÉDIO)

Os cursos de qualificação profissional serão desenvolvidos de forma integrada e articulada com a rede estadual parceira, com estudantes matriculados no ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Respeitada a escolaridade exigida, os cursos atenderão, prioritariamente:

• estudantes da educação de jovens e adultos;

• trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores;

• beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda entre outros;

• pessoas com deficiência;

• povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais;

• adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;

 

A seguir são apresentados cursos a serem realizados no período de 2023 a 2024, computando um total de 350 vagas conforme detalhamento abaixo:

 

A. CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Nome do Curso

Assistente Administrativo

Eixo tecnológico

Gestão e Negócio

Coordenação

Campus Rio Branco

Carga Horária

200h

Modalidade:

Presencial

Público-alvo

Estudantes jovens e trabalhadores matriculados e cursando o ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Vagas

35

Perfil Profissional

Executa processos administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas; Atende fornecedores e clientes; fornece e recebe informações sobre produtos e serviços; trata documentos variados.

Duração

Início: xx/xx/xxxx (a definir)

Término: xx/xx/xxxx (a definir)

Organização Curricular resumida

  • Ferramentas de edição online

  • Gerenciamento de Projetos

  • Gestão de Processos

  • Matemática aplicada à Administração

  • Qualidade de Vida

  • Relações Interpessoais

  • Técnicas de Negociação

  • Sistema de Informação Gerencial

  • Princípios de Administração e Recursos Humanos

  • Marketing

 

B. CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS

Nome do Curso

Assistente de Recursos Humanos

Eixo tecnológico

Gestão e Negócio

Coordenação

Campus Rio Branco

Carga Horária

200h

Modalidade:

Presencial

Público-alvo

Estudantes jovens e trabalhadores matriculados e cursando o ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Vagas

35

Perfil Profissional

Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa; Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios, jornada de trabalho, férias e rescisão de contrato; Prepara, organiza, solicita e emite documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista; Organiza informações cadastrais dos funcionários, logística e vendas;

Duração

Início: xx/xx/xxxx (a definir)

Término: xx/xx/xxxx (a definir)

Organização Curricular resumida

  • Comunicação e Redação Oficial

  • Informática Básica

  • Administração de Pessoal

  • Cálculos Trabalhistas e Controle Funcional

  • Noções de Legislações Trabalhistas e Relações de Trabalho

  • Responsabilidade Ambiental

 

C. CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI)

Nome do Curso

Microempreendedor individual (MEi)

Eixo tecnológico

Gestão e Negócio

Coordenação

Campus Rio Branco

Carga Horária

200h

Modalidade:

Presencial

Público-alvo

Estudantes jovens e trabalhadores matriculados e cursando o ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Vagas

35

Perfil Profissional

Empreende e identifica características empreendedoras necessárias ao sucesso de um pequeno negócio; Desenvolve um modelo de negócios; Reconhece a importância da cooperação para fortalecimento dos pequenos negócios; Conhece técnicas de negociação: compra e venda de produtos (mercados, clientes, fornecedores, concorrentes, preço, planejamento/ prazos, negociação/ produtos), bem como o devido atendimento que se deve dispensar a clientes; Compreende e utiliza o controle de caixa no dia a dia empresarial e domina o processo de formação de preços; Conhece os tributos relacionados aos pequenos negócios e os benefícios a que tem direito; Gerencia um pequeno negócio: planeja, organiza, controla e avalia as atividades de gestão de um pequeno negócio, de forma inovadora, utilizando das tecnologias disponíveis no mundo moderno, potencializando a sustentabilidade do seu negócio.

Duração

Início: xx/xx/xxxx (a definir)

Término: xx/xx/xxxx (a definir)

Organização Curricular resumida

  • Empreendedorismo para Microeempreendedor (MEI)

  • Gestão Financeira

  • Plano de Negócios

  • Marketing e Vendas

  • Informática Aplicada com ênfase em Ferramentas Digitais

 

D. CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM OPERADOR DE COMPUTADOR

Nome do Curso

Operador de Computador

Eixo tecnológico

Informação e Comunicação

Coordenação

Campus Rio Branco

Carga Horária

200h

Modalidade:

Presencial

Público-alvo

Estudantes jovens e trabalhadores matriculados e cursando o ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Vagas

35

Perfil Profissional

Utiliza sistemas operacionais, aplicativos e periféricos na organização de dados e sistemas computacionais

Duração

Início: xx/xx/xxxx (a definir)

Término: xx/xx/xxxx (a definir)

Organização Curricular resumida

  • Informática Básica

  • Fundamentos de Processamento de dados

  • Aplicativos computacionais e Internet

  • Sistemas Operacionais

 

E. CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM PISCICULTOR

Nome do Curso

Piscicultor

Eixo tecnológico

Recursos Naturais

Coordenação

Campus Avançado Baixada do Sol

Carga Horária

200h

Modalidade:

Presencial

Público-alvo

Estudantes jovens e trabalhadores matriculados e cursando o ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Vagas

35

Perfil Profissional

Identifica as espécies com potencial para o cultivo; diferencia e desenvolve sistemas de cultivo extensivo, semi-intensivo e intensivo; aplica procedimentos básicos para reprodução artificial de peixes; monitora e interfere nos parâmetros de qualidade de água no ambiente de cultivo; calcula e fornece alimentação nas diferentes fases de produção; realiza os procedimentos de despesca e conservação do produto; comercializa o produto.

Duração

Início: xx/xx/xxxx (a definir)

Término: xx/xx/xxxx (a definir)

Organização Curricular resumida

  • Introdução a Piscicultura

  • Manejo

  • Reprodução e Larvicultura

  • Tecnologia do Pescado

 

F. CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM PROGRAMADOR DE SISTEMA

Nome do Curso

Programador de sistema

Eixo tecnológico

Informação e Comunicação

Coordenação

Campus Sena Madureira

Carga Horária

200h

Modalidade:

Presencial

Público-alvo

Estudantes jovens e trabalhadores matriculados e cursando o ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Vagas

35

Perfil Profissional

Realiza a manutenção e programação de sistemas computacionais podendo utilizar banco de dados.

Duração

Início: xx/xx/xxxx (a definir)

Término: xx/xx/xxxx (a definir)

Organização Curricular resumida

  • Ética Profissional e Relações Interpessoais no Trabalho

  • Empreendedorismo

  • Matemática Aplicada

  • Algoritmos

  • Estruturas de Dados

  • Bancos de Dados

  • Engenharia de Software

  • Saúde e Qualidade de Vida

 

G. CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM AUXILIAR DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS

Nome do Curso

Auxiliar de Laboratório de Análises Físico-Químicas

Eixo tecnológico

Ambiente e Saúde

Coordenação

Campus Cruzeiro do Sul e Tarauacá

Carga Horária

200h

Modalidade:

Presencial

Público-alvo

Estudantes jovens e trabalhadores matriculados e cursando o ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Vagas

70 (35 para o CTA e 35 para o CCS)

Perfil Profissional

Planeja o trabalho de apoio do laboratório, prepara vidrarias, soluções, equipamentos de medição e ensaios, analisa amostra de insumos e matérias-primas, seguindo normas técnicas de segurança, saúde ocupacional e preservação ambiental.

Duração

Início: xx/xx/xxxx (a definir)

Término: xx/xx/xxxx (a definir)

Organização Curricular resumida

  • Em elaboração

 

H. CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM PROCESSAMENTO DE CARNES E DERIVADOS

Nome do Curso

Processamento de Carnes e Derivados

Eixo tecnológico

Ambiente e Saúde

Coordenação

Campus Xapuri

Carga Horária

200h

Modalidade:

Presencial

Público-alvo

Estudantes jovens e trabalhadores matriculados e cursando o ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Vagas

35

Perfil Profissional

Opera a produção de carnes e derivados de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Segue os princípios das boas práticas de fabricação e zela pelas condições de segurança no local de trabalho.

Duração

Início: xx/xx/xxxx (a definir)

Término: xx/xx/xxxx (a definir)

Organização Curricular resumida

  • Em elaboração

 

I. CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM CRIADOR DE ANIMAIS AQUÁTICOS

Nome do Curso

Criador de Animais Aquáticos

Eixo tecnológico

Recursos Pesqueiros

Coordenação

Campus Cruzeiro do Sul

Carga Horária

200h

Modalidade:

Presencial

Público-alvo

Estudantes jovens e trabalhadores matriculados e cursando o ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Vagas

35

Perfil Profissional

Realiza manejo, classificação e despesca dos peixes; calcula e fornece alimentação de acordo com a fase de cultivo; auxilia na captura dos peixes; monitora os parâmetros físico-químicos da água; Opera e auxilia na manutenção dos equipamentos no manejo do cultivo de animais aquáticos; atende a legislação vigente.

Duração

Início: xx/xx/xxxx (a definir)

Término: xx/xx/xxxx (a definir)

Organização Curricular resumida

  • Introdução à piscicultura

  • Manejo produtivo

  • Qualidade da água na piscicultura

  • Fundamentos de nutrição na piscicultura

  • Enfermidades na piscicultura

  • Comercialização e beneficiamento de pescado

  • Empreendedorismo, cooperativismo e associativismo.

  • Construção de viveiros

  • Relações interpessoais, ética e cidadania

 

As vagas serão distribuídas nos cursos conforme tabela abaixo:

Curso

Vagas

Município de Oferta

Assistente Administrativo

35

Rio Branco

Assistente de Recursos Humanos

35

Rio Branco

Microempreendedor individual (MEI)

35

Rio Branco

Operador de Computador

35

Rio Branco

Piscicultor

35

Rio Branco

Programador de sistema

35

Sena Madureira

Auxiliar de Laboratório de Análises Físico-Químicas

70

Tarauacá (35 vagas)

Cruzeiro do Sul (35 vagas)

Processamento de Carnes e Derivados

35

Xapuri

Criador de Animais Aquáticos

35

Cruzeiro do Sul

 

4. PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

A produção de material pedagógico será um recurso educacional aberto e de domínio público e ocorrerá da seguinte forma:

• Produção: Por meio de encontros e oficinas entre equipes de docentes e monitores. Realizado previamente ao início das ações de capacitação (tanto para material impresso quanto para recursos didáticos de laboratório);

• Revisão e Diagramação, ou montagens, testes e roteiros: Realizada por serviço especializado e equipe do projeto;

No caso do curso de formação continuada, a produção será para o ensino à distância caracterizado pela preparação de ambiente virtual de aprendizagem e recursos tecnológicos adicionais, sob a supervisão e orientação do Centro de Referência em Educação a Distância e Formação Continuada (Cread) observando as normas e cuidados necessários para a realização de cursos nessa modalidade.

Haverá revisão ao longo do período de aplicação dos recursos produzidos.

 

5. MONITORAMENTO DA PERMANÊNCIA

Para monitoramento da permanência será constituída e formada uma equipe específica para cada ação de formação, que será capacitada para a realização do acompanhamento dos estudantes e aplicação de instrumentos de monitoramento a serem desenvolvidos pela equipe de coordenação do projeto.

O monitoramento ocorrerá de forma contínua, paralela à execução dos cursos.

 

6. PESQUISA E INOVAÇÃO

Dentro do contexto desse projeto, as atividades de pesquisa e inovação se darão por meio da criação e fortalecimento de grupo de pesquisa institucional, com foco no desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a educação de jovens e adultos. A prioridade será a utilização de campo de pesquisa estabelecidas nos espaços de formação propostas neste plano.

O desenvolvimento das ações de pesquisa e inovação ocorrerão ao longo de toda a execução do projeto.

 

7. ENCONTRO ESTADUAL

ENCONTRO ESTADUAL – EJA INTEGRADA À EPCT

LOCAL

Ifac – Instituto Federal do Acre

Nº DE PARTICIPANTES

entre 150 e 200

PARTICIPANTES

IFAC, SEE, MEC, autoridades, estudantes

DATA

a definir

QUANTIDADE DE DIAS

02

METODOLOGIA

mesa de abertura com autoridades; palestras específicas; rodas de conversa; painel das experiências de cada município; exposição de banners; oficinas temáticas; atividades lúdicas e culturais.

LOGÍSTICA

locação de espaço, passagem, hospedagem, alimentação (almoço/ jantar/ coffee break/ coquetel); contratação de empresa de eventos com inclusão de serviço audiovisual, equipamentos eletrônicos e organização física geral; material de apoio a portadores de necessidades especiais; material de consumo e expediente; material de identidade visual do evento; aluguel de mobiliário, serviços de transporte.

AVALIAÇÃO

questionário de avaliação de satisfação e de apresentação de sugestões.

 

8. PACTUAÇÃO DE VAGAS

Nome do Curso

Vagas

Início/Término

Assistente Administrativo

35

Nov 2022/Dez 2024

Assistente de Recursos Humanos

35

Nov 2022/Dez 2024

Microempreendedor individual (MEI)

35

Nov 2022/Dez 2024

Operador de Computador

35

Nov 2022/Dez 2024

Piscicultor

35

Nov 2022/Dez 2024

Programador de sistema

35

Nov 2022/Dez 2024

Auxiliar de Laboratório de Análises Físico-Químicas

70

Nov 2022/Dez 2024

Processamento de carnes e Derivados

35

Nov 2022/Dez 2024

Criador de Animais Aquáticos

35

Nov 2022/Dez 2024

Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos

100

Nov 2022/Dez 2024

 

9. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Identificação das atividades ou ações

(   ) Semanas              ( x ) Meses

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Oferta de Curso de Especialização (360h) em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oferta de Cursos de Qualificação Profissional – FIC/EJA – Ensino Médio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Produção materiais didático-pedagógico;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Articulação e estabelecimento de parcerias com a SEE e núcleos de educação vinculados à rede estadual de educação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização de um Encontro Estadual para discussão e trocas de experiências sobre Educação de Jovens e adultos;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização de pesquisas que envolvam a integração entre Educação profissional e Educação de Jovens e Adultos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização do monitoramento da permanência dos estudantes matriculados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicações científicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório Parcial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório Final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Identificação das atividades ou ações

(   ) Semanas              ( x ) Meses

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

Oferta de Curso de Especialização (360h) em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oferta de Cursos de Qualificação Profissional – FIC/EJA – Ensino Médio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Produção materiais didático-pedagógico;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Articulação e estabelecimento de parcerias com a SEE e núcleos de educação vinculados à rede estadual de educação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização de um Encontro Estadual para discussão e trocas de experiências sobre Educação de Jovens e adultos;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização de pesquisas que envolvam a integração entre Educação profissional e Educação de Jovens e Adultos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização do monitoramento da permanência dos estudantes matriculados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicações científicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório Parcial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório Final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Identificação das atividades ou ações

(   ) Semanas              ( x ) Meses

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

Oferta de Curso de Especialização (360h) em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oferta de Cursos de Qualificação Profissional – FIC/EJA – Ensino Médio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Produção materiais didático-pedagógico;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Articulação e estabelecimento de parcerias com a SEE e núcleos de educação vinculados à rede estadual de educação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização de um Encontro Estadual para discussão e trocas de experiências sobre Educação de Jovens e adultos;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização de pesquisas que envolvam a integração entre Educação profissional e Educação de Jovens e Adultos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização do monitoramento da permanência dos estudantes matriculados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicações científicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório Parcial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório Final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10. EQUIPE EXECUTORA

Equipe de Execução – Coordenação Central

Nome

Cargo/Vínculo

Local de Lotação

Função

A ser nomeado(a) por meio de portaria

 

PROEN

Coordenadora Geral

A ser nomeado(a) por meio de portaria

 

PROEN

Coordenador Geral Adjunto

A ser nomeado(a) por meio de portaria

 

PROEN

Coordenador(a) de Formação

A ser nomeado(a) por meio de portaria

 

PROEN

pedagogo(a)

Seleção por meio de edital

 

 

 

Seleção por meio de edital

 

 

 

Seleção por meio de edital

 

 

Professor(a)/Pesquisador(a)

Equipe de Execução – Coordenação Local

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Coordenador(a) Local

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Coordenador(a) Local

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Coordenador(a) Local

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Coordenador(a) Local

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Coordenador(a) Local

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Coordenador(a) Local

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Formador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Mediador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Mediador(a)

Seleção por meio de edital

Docente

Campus xxxxxxx

Professor(a) Mediador(a)

Seleção por meio de edital

Estudante

Campus xxxxxxx

Estagiário(a)

Seleção por meio de edital

Estudante

Campus xxxxxxx

Estagiário(a)

Seleção por meio de edital

Estudante

Campus xxxxxxx

Estagiário(a)

Seleção por meio de edital

Estudante

Campus xxxxxxx

Estagiário(a)

Seleção por meio de edital

Estudante

Campus xxxxxxx

Estagiário(a)

 

11. PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA PARA EXECUÇÃO DO PROJETO

A previsão orçamentária para custeio do projeto está discriminada nas tabelas a seguir:

 

FORMAÇÃO CONTINUADA

DESPESAS COM PESSOAL

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Coordenador Geral

1

28

BOLSA

R$ 2.000,00

R$ 56.000,00

2

Coordenador Pedagógico

1

24

BOLSA

R$ 1.800,00

R$ 43.200,00

3

Professor Formador

8

6

BOLSA

R$ 1.300,00

R$ 62.400,00

4

Coordenador Adjunto

1

24

BOLSA

R$ 2.000,00

R$ 48.000,00

5

Coordenador de Curso

1

24

BOLSA

R$ 1.400,00

R$ 33.600,00

6

Apoio Administrativo

1

18

BOLSA

R$ 1.200,00

R$ 21.600,00

7

Apoio de Ensino

1

18

BOLSA

R$ 1.200,00

R$ 21.600,00

6

Tutor

3

18

BOLSA

R$ 800,00

R$ 57.600,00

Custo Total

R$ 344.000,00

DIÁRIAS

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Professor Formador

8

16

DIÁRIAS

R$ 341,02

R$ 43.650,56

Custo Total

R$ 43.650,56

PESSOA JURÍDICA

 

 

Quant.

Unidade

Valor unitário

Valor total

1

Serviços Gráficos

1

 

R$ 98.349,44

R$ 98.349,44

Custo Total

R$ 98.349,44

Custo total da Formação Continuada

R$ 486.000,00

 

MONITORAMENTO E PERMANÊNCIA

DESPESAS COM PESSOAL

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Equipe Multidisciplinar (Apoio ao Ensino, Monitoramento e Permanência)

1

18

BOLSA

R$ 1.100,00

R$ 19.800,00

2

Estagiário

1

18

BOLSA

R$ 700,00

R$ 12.600,00

3

Estagiário

6

12

BOLSA

R$ 700,00

R$ 50.400,00

Custo Total

R$ 82.800,00

DIÁRIAS

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Tutor, Apoio de Ensino, Professor Formador, Coordenador Geral, Coordenador Adjunto, Equipe Multidisciplinar

1

24

DIÁRIAS

R$ 300,90

R$ 7.200,00

Custo Total

R$ 7.200,00

Custo total Monitoramento e Permanência

R$ 90.000,00

 

INOVAÇÃO E PESQUISA

DESPESAS COM PESSOAL

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Apoio pedagógico/ monitoramento e permanência

1

18

BOLSA

R$ 1.800,00

R$ 32.400,00

2

Estagiário

2

18

BOLSA

R$ 800,00

R$ 28.800,00

Custo Total

R$ 61.200,00

DIÁRIAS

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Professor Formador

1

36

DIÁRIAS

R$ 300,90

R$ 10.832,40

Custo Total

R$ 10.832,40

PESSOA JURÍDICA

 

 

Quant.

Unidade

Valor unitário

Valor total

1

Serviços gráficos

1

 

R$ 10.767,60

R$ 10.767,60

2

Passagem terrestre/aérea

6

 

R$ 1.200,00

R$ 7.200,00

Custo Total

R$ 17.967,60

Custo total Monitoramento e Permanência

R$ 90.000,00

 

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

DESPESAS COM PESSOAL

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Coordenador Local

1

12

BOLSA

R$ 600,00

R$ 7.200,00

2

Monitor

1

12

BOLSA

R$ 400,00

R$ 4.800,00

3

Assistência estudantil

35

8

BOLSA

R$ 120,00

R$ 33.600,00

Custo Total

R$ 45.600,00

PESSOA JURÍDICA

Item

Descrição

Quant.

Unidade

Valor unitário

Valor total

1

Material de Consumo

1

 

R$ 15.900,00

R$ 15.900,00

2

Uniforme

1

 

R$ 1.500,00

R$ 1.500,00

Custo Total

R$ 17.400,00

Custo total do Curso

R$ 63.000,00

 

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS

DESPESAS COM PESSOAL

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Coordenador Local

1

12

BOLSA

R$ 600,00

R$ 7.200,00

2

Monitor

1

12

BOLSA

R$ 400,00

R$ 4.800,00

3

Assistência estudantil

35

8

BOLSA

R$ 120,00

R$ 33.600,00

Custo Total

R$ 45.600,00

PESSOA JURÍDICA

Item

Descrição

Quant.

Unidade

Valor unitário

Valor total

1

Material de Consumo

1

 

R$ 15.900,00

R$ 15.900,00

2

Uniforme

1

 

R$ 1.500,00

R$ 1.500,00

Custo Total

R$ 17.400,00

Custo total do Curso

R$ 63.000,00

 

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI)

DESPESAS COM PESSOAL

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Coordenador Local

1

12

BOLSA

R$ 600,00

R$ 7.200,00

2

Monitor

1

12

BOLSA

R$ 400,00

R$ 4.800,00

3

Assistência estudantil

35

8

BOLSA

R$ 120,00

R$ 33.600,00

Custo Total

R$ 45.600,00

PESSOA JURÍDICA

Item

Descrição

Quant.

Unidade

Valor unitário

Valor total

1

Material de Consumo

1

 

R$ 15.900,00

R$ 15.900,00

2

Uniforme

1

 

R$ 1.500,00

R$ 1.500,00

Custo Total

R$ 17.400,00

Custo total do Curso

R$ 63.000,00

 

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM OPERADOR DE COMPUTADOR

DESPESAS COM PESSOAL

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Coordenador Local

1

12

BOLSA

R$ 600,00

R$ 7.200,00

2

Monitor

1

12

BOLSA

R$ 400,00

R$ 4.800,00

3

Assistência estudantil

35

8

BOLSA

R$ 120,00

R$ 33.600,00

Custo Total

R$ 45.600,00

PESSOA JURÍDICA

Item

Descrição

Quant.

Unidade

Valor unitário

Valor total

1

Material de Consumo

1

 

R$ 15.900,00

R$ 15.900,00

2

Uniforme

1

 

R$ 1.500,00

R$ 1.500,00

Custo Total

R$ 17.400,00

Custo total do Curso

R$ 63.000,00

 

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM PISCICULTOR

DESPESAS COM PESSOAL

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Coordenador Local

1

12

BOLSA

R$ 600,00

R$ 7.200,00

2

Monitor

1

12

BOLSA

R$ 400,00

R$ 4.800,00

3

Assistência estudantil

35

8

BOLSA

R$ 120,00

R$ 33.600,00

Custo Total

R$ 45.600,00

PESSOA JURÍDICA

Item

Descrição

Quant.

Unidade

Valor unitário

Valor total

1

Material de Consumo

1

 

R$ 15.900,00

R$ 15.900,00

2

Uniforme

1

 

R$ 1.500,00

R$ 1.500,00

Custo Total

R$ 17.400,00

Custo total do Curso

R$ 63.000,00

 

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM PROGRAMADOR DE SISTEMA

DESPESAS COM PESSOAL

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Coordenador Local

1

12

BOLSA

R$ 600,00

R$ 7.200,00

2

Monitor

1

12

BOLSA

R$ 400,00

R$ 4.800,00

3

Assistência estudantil

35

8

BOLSA

R$ 120,00

R$ 33.600,00

Custo Total

R$ 45.600,00

PESSOA JURÍDICA

Item

Descrição

Quant.

Unidade

Valor unitário

Valor total

1

Material de Consumo

1

 

R$ 15.900,00

R$ 15.900,00

2

Uniforme

1

 

R$ 1.500,00

R$ 1.500,00

Custo Total

R$ 17.400,00

Custo total do Curso

R$ 63.000,00

 

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM AUXILIAR DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS

DESPESAS COM PESSOAL

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Coordenador Local

2

12

BOLSA

R$ 600,00

R$ 14.400,00

2

Monitor

2

12

BOLSA

R$ 400,00

R$ 9.600,00

3

Assistência estudantil

70

8

BOLSA

R$ 120,00

R$ 67.200,00

Custo Total

R$ 91.200,00

PESSOA JURÍDICA

Item

Descrição

Quant.

Unidade

Valor unitário

Valor total

1

Material de Consumo

2

 

R$ 15.900,00

R$ 31.800,00

2

Uniforme

2

 

R$ 1.500,00

R$ 3.000,00

Custo Total

R$ 34.800,00

Custo total do Curso

R$ 126.000,00

 

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM PROCESSAMENTO DE CARNES E DERIVADOS

DESPESAS COM PESSOAL

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Coordenador Local

1

12

BOLSA

R$ 600,00

R$ 7.200,00

2

Monitor

1

12

BOLSA

R$ 400,00

R$ 4.800,00

3

Assistência estudantil

35

8

BOLSA

R$ 120,00

R$ 33.600,00

Custo Total

R$ 45.600,00

PESSOA JURÍDICA

Item

Descrição

Quant.

Unidade

Valor unitário

Valor total

1

Material de Consumo

1

 

R$ 15.900,00

R$ 15.900,00

2

Uniforme

1

 

R$ 1.500,00

R$ 1.500,00

Custo Total

R$ 17.400,00

Custo total do Curso

R$ 63.000,00

 

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM CRIADOR DE ANIMAIS AQUÁTICOS

DESPESAS COM PESSOAL

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Coordenador Local

1

12

BOLSA

R$ 600,00

R$ 7.200,00

2

Monitor

1

12

BOLSA

R$ 400,00

R$ 4.800,00

3

Assistência estudantil

35

8

BOLSA

R$ 120,00

R$ 33.600,00

Custo Total

R$ 45.600,00

PESSOA JURÍDICA

Item

Descrição

Quant.

Unidade

Valor unitário

Valor total

1

Material de Consumo

1

 

R$ 15.900,00

R$ 15.900,00

2

Uniforme

1

 

R$ 1.500,00

R$ 1.500,00

Custo Total

R$ 17.400,00

Custo total do Curso

R$ 63.000,00

 

MATERIAL PEDAGÓGICO PARA TODOS OS CURSOS

PESSOA JURÍDICA

 

 

Quant.

Unidade

Valor unitário

Valor total

1

Serviços Gráficos

1

 

R$ 64.800,00

R$ 64.800,00

Custo Total

R$ 64.800,00

Custo total do Material Pedagógico

R$ 64.800,00

 

EVENTO ESTADUAL

DIÁRIAS

Item

Descrição

Quant. de Pessoas

Quantidade

Valor unitário

Valor total

Quant.

Unidade

1

Palestrantes e Convidados

33

4,5

DIÁRIAS

R$ 300,90

R$ 44.683,65

Custo Total

R$ 44.683,65

PESSOA JURÍDICA

 

 

Quant.

Unidade

Valor unitário

Valor total

1

Material de Consumo

1

 

R$ 2.000,00

R$ 2.000,00

2

Serviços Gráficos

1

 

R$ 1.000,00

R$ 1.000,00

3

Passagem aérea/terrestre

1

 

R$ 10.816,35

R$ 10.816,35

Custo Total

R$ 13.816,35

Custo total do Evento Estadual

R$ 58.500,00

 

FUNDAÇÃO DE APOIO

PESSOA JURÍDICA

Item

Descrição

Quant.

Unidade

 Valor unitário

Valor total 

1

Serviços de apoio técnico, administrativo e financeiro.

1

 

R$ 157.700,00

R$ 157.700,00

Custo Total

R$ 157.700,00

Custo total da Fundação de Apoio

R$ 157.700,00

 

Este texto não substitui o publicado no Boletim de Serviço da data de 03/12/2022.