Ações Inclusivas

A Coordenação de Ações Inclusivas busca planejar e coordenar ações relacionadas à política de inclusão no Ifac, além de desenvolver, em colaboração com os campi, ações para o aperfeiçoamento dos processos educativos, especialmente dos grupos sociais historicamente excluídos da educação, tais como as pessoas com deficiência, e populações afrodescendentes e indígenas.

Atendimento aos Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas

A educação é um direito universal e assegurar um sistema educacional inclusivo, bem como a quebra de barreiras que possam dificultar ou impedir o processo de aprendizagem de estudantes com deficiências e outras necessidades educacionais específicas, faz parte da os objetivos do Ifac.

Para garantir esses direitos, o Ifac conta com políticas de ações afirmativas desde o processo seletivo de curso, com a reserva de vagas específicas destinadas à Pessoas com deficiência, sendo elas:

PCD: Vagas reservadas a Pessoas com Deficiência, independente de renda e de estudado em escola pública.

PPI/PCD: Vagas reservadas aos candidatos com deficiência que tenham cursado integral e exclusivamente o Ensino Médio em escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

PPI/PCD – independente de renda: Vagas reservadas aos candidatos com deficiência que tenham cursado integral e exclusivamente o Ensino Médio em escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independente de renda.

Na reserva de vagas dos processos seletivos, são consideradas pessoas com deficiências aquelas que possuem Laudo Médico com CID que se enquadrem no descrito na Lei 13.146/2015 e Decreto 5.296/2004.

Além da reserva de vagas, cada campus do Ifac conta com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), setor responsável pela gestão de ações de inclusão nos campi, que busca disseminar a cultura da inclusão nos campi e contribuir na implementação de políticas de acesso, permanência e conclusão com êxito dos estudantes com necessidades educacionais específicas;

Com o apoio do NAPNE, os campi oferecem um atendimento aos estudantes com deficiência e outras necessidades específicas que leva em consideração suas necessidades e individualidade, organizando suas ações com base no Manual de Orientações ao Atendimento de Estudantes com Necessidades Específicas do Instituto Federal do Acre. Assim, ao ingressar nos cursos do Ifac, o estudante com deficiência e outra necessidade específica contará com ações como:

    Realização de estudo de caso com equipe multidisciplinar, com o objetivo de compreender as necessidades, potencialidades e oportunidades de ação dos estudantes.

    Elaboração e implementação de plano de ação individual para inclusão do estudante, pensado a partir do estudo de caso realizado.

    Apoio a aprendizagem por meio de projetos de monitoria específicos para estudantes com deficiência.

    Mediação entre estudante, família e professores, na busca de estratégias para a inclusão.

    Adaptação de materiais e atividades acadêmicas, por meio de orientação aos professores. 

    Adaptação de material em formato acessível para pessoas com deficiência visual.

    Tradução e Interpretação em Libras nas diversas atividades acadêmicas, eventos e vídeos institucionais e no apoio ao uso dos diferentes setores da instituição.  

    Recursos de tecnologia assistiva e computadores com recursos de acessibilidade.

    Participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

      Entende-se como estudantes com necessidades educacionais específicas:

      I - Pessoas com deficiência, caracterizada por impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade;

      II - Pessoas com altas habilidades/superdotação, caracterizadas por potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes e;

      III - Pessoas com transtornos globais do desenvolvimento, caracterizados por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo (autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil) e;

      IV - Pessoas com transtornos funcionais específicos, como dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade entre outros.

      Contatos das Coordenações de Napne:

        Campus Cruzeiro do Sul

        Coordenadora: Keila da Conceição Souza

        E-mail: ccs.napne@ifac.edu.br

        Campus Rio Branco

        Coordenador: John Kenede Batista Lima

        E-mail: crb.napne@ifac.edu.br

        Campus Sena Madureira

        Coordenador: Ruan Carvalho

        E-mail: csm.napne@ifac.edu.br

        Campus Tarauacá

        Coordenador: Mesezabeel Alves Rodrigues

        E-mail: cta.napne@ifac.edu.br

        Campus Xapuri

        Coordenador:Emison Valdivino de Oliveira

        E-mail: cxa.napne@ifac.edu.br

        Comissões de Verificação da Condição de Deficiência

        Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) nos cursos do Ifac terão suas condições verificadas pelas Comissões de Verificação da Condição de Deficiência, constituídas por equipes multiprofissionais e interdisciplinares, conforme prevê o § 1º do art. 2º da Lei nº 13.146/2015.

        O Procedimento de Heteroidentificação no Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Acre está regulamentado pela RESOLUÇÃO/CONSU/IFAC Nº 27/2021 e encontra-se em processo de implementação.

        Relações Étnico-Raciais

        O Ifac tem trabalhado para fomentar políticas de ações afirmativas que visam a promoção do respeito à diversidade relacionada às questões étnico-raciais.

        Por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI), presente em cada campus, buscamos estimular e promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão que oportunize o

        conhecimento e valorização da história dos povos africanos, da cultura afro-brasileira e da cultura indígena, na constituição histórica e cultural do país, bem como combater as diferentes formas de discriminação e de racismo ainda presentes nas relações sociais.

        Documentos Importantes 

        Abaixo seguem os principais documentos relacionados às ações de inclusão no Ifac:

        Resolução/CONSU/IFAC, nº 18/2019 - Dispõe sobre a regulamentação das normas de organização, funcionamento e atribuições do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre.

        PORTARIA IFAC Nº 16/2021 - Aprova o Manual de Orientações ao Atendimento de Estudantes com Necessidades Específicas do Instituto Federal do Acre.

        RESOLUÇÃO/CONSU/IFAC Nº 27/2021 - Aprova o Regulamento do Procedimento de Heteroidentificação no Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Acre.