Notícias

Campus Cruzeiro do Sul

Coordenação da OBMEP entrega certificados de menção honrosa a alunos do Ifac

publicado: 13/06/2018 04h55, última modificação: 06/03/2026 14h54
Alunos do campus Cruzeiro do Sul recebem certificados pela participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em 2017
OBMEP_CZS-2-800x600.jpg

Os alunos Romario Lucas Carneiro dos Santos e Pablo Victor Rodrigues Ferreira, do Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Cruzeiro do Sul, receberam certificados de Menção Honrosa com base nos resultados obtidos na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017).

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Os certificados de participação e de menção honrosa foram entregues pelo coordenador regional da OBMEP, prof. José Ivan da Silva Ramos, da Universidade Federal do Acre (Ufac), representando a Sociedade Brasileira de Matemática e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

O coordenador local da OBMEP é o docente Marcelo Barbosa Viana, que conta com o apoio dos professores do campus Cruzeiro do Sul na aplicação da prova da 1ª fase da olimpíada. “O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada”, destaca o coordenador.

Ele diz que, entre outros objetivos, a OBMEP visa estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.

Em 2018, a primeira fase da OBMEP ocorreu no dia 5 de junho, com a participação do Ifac e a próxima fase ocorrerá dia 15 de setembro para todos os classificados dos campi. “É importante treinar nossos alunos selecionados para um resultado melhor que o de 2017. Como preparação vamos apresentar aos alunos selecionados palestras sobre a prova e técnicas de resolução de problemas da olimpíada”.

Para o prof. Marcelo Barbosa Viana, a participação dos alunos do Ifac na competição é motivo de satisfação, pois em seu primeiro ano de trabalho na instituição e atuando diretamente com os alunos do Ensino Integrado, já alcançou estes resultados. “Lembrando que na rede Ifac apenas três alunos foram agraciados com a premiação Menção Honrosa: dois do nosso campus e outro do campus Xapuri. Isto demonstra que estamos caminhando na direção correta, incentivando cada vez mais a participação de todos os nossos alunos”.

(Com informações e fotos do campus Cruzeiro do Sul)