Campus Baixada do Sol

Palestras realizadas no campus Baixada do Sol destacam luta contra o racismo e respeito à diversidade

publicado: 06/12/2023 11h54, última modificação: 06/12/2023 11h54
Evento aconteceu no dia 20 de novembro e foi organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena
imagens_materias_capa - 2023-12-06T095019.973.png

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena, do Instituto Federal do Acre Campus Baixada do Sol, realizou palestras e atividades culturais que possibilitaram novos conhecimentos e reflexões sobre a luta contra o racismo, o preconceito, a discriminação e respeito à diversidade. As ações integraram o evento “Consciência Negra: relações étnico-raciais, respeito a diversidade”.

IMG-20231120-WA0077.jpg    IMG-20231120-WA0078.jpg

Conforme explica o coordenador do Neabi/Baixada do Sol, Bartolomeu Lima da Costa, “o evento, que já faz parte do calendário acadêmico do campus, foi fundamental para a formação humanística dos alunos e servidores que integraram a programação. As ações propostas também ofertaram amplos conhecimentos sobre a educação das relações étnico-raciais e o respeito à diversidade”.

WhatsApp Image 2023-11-27 at 22.04.39.jpeg    WhatsApp Image 2023-11-27 at 21.50.22 (3).jpeg

Para a estudante do campus Baixada do Sol, Faine Lopes dos Santos Araújo, as atividades foram primordiais para ampliação dos conhecimentos sobre a luta contra o racismo, o preconceito e discriminação. “Compreender a diversidade é importante para quando entrarmos no mercado de trabalho, por exemplo, pois saberemos identificar e não praticar atitudes preconceituosas. Ações como esta na instituição são importantes, pois a educação atravessa os muros do Ifac e chega até a sociedade. O racismo vem de gerações anteriores, mas por meio do conhecimento temos a oportunidade de quebrar esse ciclo. Acredito que quando a pessoa se coloca no lugar da outra, tudo pode melhorar”.

Além de palestras e apresentações culturais, o evento ainda contou com um momento de vivência sobre a capoeira recreativa e sorteio de brindes.

IMG-20231120-WA0196.jpg

Fotos e Informações: Maria Aparecida da Silva Costa Araújo/Ifac